Mídia reconhece e divulga ações do sindicato cidadão no ambiente de trabalho e comunidades
O Siemaco é protagonista em sua atuação no sindicalismo brasileiro. Suas ações extrapolam o dia a dia do trabalho e trabalhador e cada vez mais vem sendo reconhecidas externamente. A diretora Andrea Ferreira, por exemplo, tem sido chamada pela mídia para contar as suas experiências na difusão de informações sobre saúde nas bases de trabalho e direitos nas comunidades.
No dia 30 de junho ela foi personagem do Jornal da Cultura (1ª edição). O programa Linha de Frente, que mostra exemplos de a serem seguidos, gravou Andrea em ação, durante a palestra “Vamos Conversar sobre Câncer?”, ministrada para a comunidade Amigos do Jardim São Nicolau.
Com a presença dos diretores Márcia Adão e Nilson Ferreira, a reportagem enfatizou o trabalho do sindicato-cidadão que conscientiza para o diganótico e informa sobre a terapeutica do câncer de mama, câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis..Numa linguagem acessível, Andrea, que é assistente social por formação, traduz as informações mais difíceis de serem assimiladas e envolve a plateia.
“Aonde for convidada eu levarei a informação”, garante Andrea, que já falou para mais de duas mil pessoas no ambiente de trabalho e comunidade. “A ideia é multiplicar informações, ensinar o autoconhecimento, desmistificar o “exame de toque retal”, alertar sobre os perigos das DSTs. Eu me sinto realizada por saber que estou ajudando muita gente!.”
Violência Doméstica
Num trabalho voluntário, Andrea também realiza palestras e rodas de conversa sobre Violência Doméstica Contra a Mulher. Também por isso ela tem sido reconhecida, e participou de debates na Rádio Atual, na emissora de TV NGT e foi personagem de matéria especial na TV Cultura.
Na rádio, Andrea partilhou o seu conhecimento no dia 15 de junho. Entrevistada pelo locutor Fredy Correa, ela participou de debate ao vivo durante o Programa Studio Rosa. Foi abordado, então, o perigo que assola o universo feminino e mata mulheres diariamente no Brasil.
O tema da Violência Contra a Mulher também foi debatido no programa Acontessencia, quando a apresentadora Larissa Pils focou as questões sociais, legais e psicológicas que envolvem a violência doméstica. Antes disso, Andrea contou a própria experiência pessoal em rede nacional, na TV Cultura, mostrando que a informação pode salvar vidas.