Vestindo a camisa contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis
Em mais uma campanha pela saúde dos trabalhadores, a diretora do Siemaco, Andrea Ferreira, abordou a temática sobre as DSTs -Doenças Sexualmente Transmissíveis- na abertura da Sipatma (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente) do Sindicato dos Comerciários, na segunda-feira (28). Convidada pelo Técnico de Segurança do Trabalho Amilton Martins e pela presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Joseane Lima Lúcio, ela envolveu o público ao esmiuçar um tema tão sério de forma bem humorada.
Ao longo da palestra “Desmistificando as DSTs”, Andrea mostrou que a maioria já ouviu falar mas nem todos sabem o que são e como identificá-las. Alertou para as doenças assintomáticas, que são um perigo real de contágio e também ensinou o uso correto da camisinha feminina.
“Vamos ter prazer com cuidado”, enfatizou. Recomendou o uso do preservativo em todas as relações sexuais, a orientação aos mais jovens e, como sempre, o auxílio médico sempre que necessário.
A palestra encantou as cipeiras e auxiliares de limpeza Maria Lurdes da SIlva e Luciana Duarte dos Santos, colaboradoras do Grupo Exata. Elas explicaram que na função de cipeiras têm o papel de observar e orientar. Garantiram que agora que irão multiplicar e praticar os ensinamentos aprendidos com a palestra.
A copeira do Sindicato dos Comerciários, Alexandra Oliveira do Nascimento, não conhecia o presenvativo feminino e garantiu: muito boa a palestra! Disse que irá conversar a respeito com os filhos e levou preservativos feminino e masculino para casa.
“Andrea fala a língua do povo. Com alegria faz todos entenderem o assunto”, disse Cleide Evangelista Santos, da UGT. “A palestra foi fantástica.”
As colegas ugetistas Cleonice Caetano e Cris Palmieri indicaram o nome de Andrea para a presidente da Cipa, Joseane. “Gostei muito. Ela mostra bastantes imagens, que facilitam o entendimento, e não domina o assunto, não deixando dúvidas sobre o que são as DSTs”, afirmou.
Pouco antes, Amilton Martins falou sobre o papel, nem sempre compreendido, dos técnicos de segurança do trabalho ao discorrer sobre o tema: Afinal, o que é Saúde e Segurança do Trabalho? Ressaltou que apenas no decorrer de 2007 foram gastos R$ 70 bilhões com acidentes de trabalho no Brasil.
A Sipatma do Sindicato dos Comerciários segue até sexta-feira (1).