No Varre Vila o descarte correto dos resíduos promove a saúde
Como o trabalhador da Limpeza Urbana está em todos os cantos da cidade, o Siemaco sempre está a postos, para atendê-lo. Na segunda-feira, dia 23, os diretores Andrea Ferreira (Ferreirinha) e Nilson Ferreira (Kbeça) estiveram no Varre Vila, na Zona Leste da capital paulista. Um projeto especial que, com a parceria da Soma, garante a limpeza aos moradores que antes não disponham do serviço essencial.
Foi dia de palestra, de saber mais sobre câncer de mama, que afeta mulheres e homens. Como sempre, Andrea chamou atenção dos trabalhadores para a importância da prevenção das doenças para manutenção da saúde e Nilson falou sobre o trabalho realizado pelo Siemaco e a essencialidade do união dos profissionais para a valorização da categoria.
“Há cada palestra ministrada eu reconheço a importância dessa ação sindical, pois os nossos trabalhadores sabem muito pouco sobre o câncer. Temos de continuar levando informações em todos os lugares onde os trabalhadores estiverem”. disse Andrea.
Em seus depoimentos, alguns dentre os funcionários da Soma justificaram que não procuram o médico por falta de tempo ou condições. Durante a palestra eles aprendem a fazer o autoconhecimento e entenderam o porquê da necessidade de realizar a mamografia anual.
Varre Vila: Um sonho realizado
A conversa durante um almoço entre amigos transformou a história de uma comunidade. O desafio a ser perseguido era “mudar o olhar dos moradores sobre o descarte irregular do lixo doméstico”.
O líder comunitário Ionilton Gomes de Aragão sensibilizou-se com o relato de duas senhoras que o procuraram para reclamar o lixo acumulado na comunidade e nas proximidades e suas residências. Tempos depois, Aragão, ao ser convidado para um almoço na casa de um casal de amigos, sentiu o mau cheiro e presenciou a presença de moscas provenientes do acúmulo de lixo na porta da casa. Isso aconteceu há muito tempo, em 2009, mas as ações realizadas desde então fizeram toda a diferença na vida de todos.
Aragão assumiu o desafio de transformar esta realidade e tornou-se empreendedor no gerenciamento de ações nas comunidades. Após firmar parcerias com empresas públicas e privadas, a história começou a mudar.
Em 2012 a Soma assumiu a varrição e os próprios moradores do lugar tornaram-se atores principais do Projeto Varre Vila. Contratados como varredores, eles atuam como educadores ambientais e tornaram a vida mais organizada e saudável.