Warning: preg_match(): Allocation of JIT memory failed, PCRE JIT will be disabled. This is likely caused by security restrictions. Either grant PHP permission to allocate executable memory, or set pcre.jit=0 in /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php on line 43 Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/siemacocom/public_html/wp-includes/load.php:43) in /home/siemacocom/public_html/wp-content/themes/digiqole/functions.php on line 394 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/includes/hooks.php on line 259 Saúde se conquista com autoestima, prevenção, diagnóstico precoce e assistência de qualidade – SIEMACO São Paulo

Saúde se conquista com autoestima, prevenção, diagnóstico precoce e assistência de qualidade

 Saúde se conquista com autoestima, prevenção, diagnóstico precoce e assistência de qualidade

Encerrando as atividades oficiais da campanha Outubro Rosa, a Secretaria da Mulher do Siemaco reuniu trabalhadores na manhã de quinta-feira (26) para falar sobre saúde e beleza! A diretora Márcia Adão, responsável pela pasta, esclareceu que as ações sindicais continuarão, como acontece há anos, com a difusão de informação aos trabalhadores nos setores de trabalho o ano inteiro. 

Prevenir é mais barato, menos doloroso e mais efetivo”, repetiu Márcia, que acredita na parceria homens e mulheres para combater todas as formas de violência e exclusão. Na sequência, convidou o colega, diretor Elmo Nicácio (Lagoa), para saudar os convidados.

Enfatizando a importância do autoconhecimento na busca da saúde plena, Lagoa lembrou que os índices de violência contra a mulher no Brasi ainda são assustadores. Especificamente sobre o câncer de mama e próstata, ele enfatizou a necessidade de todos conhecerem o próprio corpo para identificar alterações que possam sinalizar a doença.

Secretaria da Mulher do Siemaco investe na informação e ações de promoção da família trabalhadora

Acreditando no informação que gera a prevenção, o diagnóstico precoce e o sucesso terapêutico, Márcia convidou duas mulheres para falar sobre Câncer de Mama: a médica especialista em mastologia, Monique Novaceh, e a psicóloga Madalena Marques. As palestrantes envolveram a plateia que se emocionou e se divertiu. A interação foi grande, com muitas perguntas respondidas. 

Convidada especial, a Presidente do Clube de Mães, Maria Eulina Reis da Silva Hilsenbe, testemunhou que venceu o câncer há três anos. Com a sabedoria dos seus 66 anos e a generosidade de quem trabalha em prol dos menos favorecidos, como a população em situação de rua, alertou que antes de cuidar dos outros todos precisamos cuidar de nós mesmos.

Quando adoecemos, entretanto, o médico é o nosso melhor parceiro, afirmou taxativa. “Eu que sempre cuidei de todos tive de aprender  com um deles a cuidar de mim mesma”, confessou. 

“Somos um poço de acúmulo e o ressentimento é uma cascata para todas as doenças. Quando não olhamos para nós mesmos e acumulamos ressentimentos que não valem a pena, adoecemos”. Para ela, a vida é um presente e a fé um poder curativo. Sobretudo, a dom da vida é ser feliz!

Câncer de Mama tem cura

A mastologista Monique Novaceh, que integra a equipe do Hospital Pérola Byington, especializado em saúde da mulher, mostrou que o câncer de mama surgiu na história no século 1600 aC. No início uma doença mutiladora, hoje em dia trata-se de uma patologia curável, com preservação da mama.

Infelizmente, os números da doença em todo o mundo ainda são muito altos, sendo o segundo tipo de cãncer mais comum no mundo e o mais comum entre as mulheres. “Vinte e dois por cento dos casos novos de câncer são de mama”, alertou.

Mais frequente em mulheres, apesar de também atingir os homens, a causa do câncer de mama é multifatorial. “Apenas 10% dos casos têm origens genéticas e a maioria é consequente de danos no material genético acumulado ao longo da vida”, explicou Monique. Segundo ela,  um-terço dos casos novos poderiam ser prevenidos (dados do Inca).

Orientando para a importância do diagnóstico precoce, ensinou a fazer o autoconhecimento, mostrou que alterações visíveis na mama como retração da pele, mamilar, edemas entre outras modificações. Também explicou a importância do exame de mamografia anual para mulheres acima de 40 anos, mas alertou que a incidência de câncer de mama tem aumentado entre as mulheres mais jovens e que geralmente já tem diagnóstico mais avançado ao descobrirem a patologia.

“O tratamento do câncer hoje em dia não mutila e quando a mastectomia é necessária a legislação brasileira garante o direito à reconstrução para todas as mulheres. Pode demorar um pouco, mas o SUS tem obrigação de atender a todas as pacientes”, enfatizou.

Insistiu que “câncer não dói” e a sensibilidade é inerente à mama saudável, devido à complexidade da anatomia feminina e a ação dos hormônios. Finalizou com a reflexão sobre a importância de cultivarmos hábitos saudáveis (evitar o consumo de bebida alcóolica, o fumo e praticar exercícios, por exemplo) e alertando para os perigos inerentes ao estresse.

Bastante emocionada, a trabalhadora Solange, funcionária da Centro e que cuida do asseio e conservação da linha Lilás, do Metrô, fez questão de agradecer o Siemaco. Ela e colegas de empresa se submeteram recentemente ao exame de mamografia gratuitamente, graças ao apoio do sindicato após uma palestra realizada pela diretora Andrea Ferreira realizada em pleno local de trabalho. Além da expectatva do resultado, pois ela ainda não se consultou com o médico para analisar o exame, Solange enfrenta um caso grave de cãncer na família.  

Beleza e saúde mental

Mas por que adoecemos? Para a psicóloga e coach, Madalena Marques, descontados os fatores genéticos, ambientais e de saúde pública, muitas vezes a doença começa em nós mesmos. Para mininizar os riscos ela convidou todos à reflexão.

“A paz começa comigo…, provocou. Depois, de maneira muito bem humorada apontou onde costumamos errar no dia a dia criando problemas que inexistentes, compensando dores e cultivando hábitos errados. Principalmente, que aprendemos com a mídia a criar modelos irreais.

“A busca de um ideal de beleza pode colocar a saúde em risco”, alertou a psicóloca ao mesmo tempo que ensinou que cada um de nós tem uma beleza própria que pode ser explorada e destacada com recursos simples como a maquilagem. “A vaidade faz parte da saúde”, afirmou taxativa. Por outro lado, explicou os riscos da automedicação, das dietas mágicas e de buscar recursos não confiáveis.

Para ela, através do autoconhecimento, da valorização do que somos e a busca de resultados, com vagar e persistência, geralmente conseguiremos os resultados  perseguidos. “Devagar e Sempre”, salientou. Quando não alcançados, mostrou a importância de buscar ajuda, através da psicoterapia ou, quando necessário, procedimentos estéticos realizados por médicos especializados.

“O Corpo Feliz é aquele que tem uma Pessoa Feliz dentro!”, garantiu Madalena.

Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13 Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 24 Warning: session_start(): Session cannot be started after headers have already been sent in /home/siemacocom/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/class-fw-session.php on line 13