Conhecendo a história da cidade e resgatando a cidadania
Um retorno às origens da cidade de São Paulo. Foi isso que a Central de Cursos do Siemaco, numa parceria com o Seac (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo), proporcionou aos alunos das classes da Educação Continuada. A aula externa aconteceu no dia sete de fevereiro, com uma visita monitorada ao Museu Anchieta, no Pátio do Colégio, onde a história da metrópole começou.
Com o intuito de “resgatar a memória e a importância do patrimônio municipal”, os alunos entenderam melhor a presença e obra dos Jesuítas na fundação da cidade de São Paulo. Visitaram também o museu de Arte Sacra, que, indiretamente, ilustra a vida social da capital.
A coordenadora da Central de Cursos, Roberta Butolo, considera importantíssimas as aulas em forma de cultura. “A sala de aula vai além dos muros, em busca de novos saberes e conhecimentos. Com isso os resultados se tornam satisfatórios e isso nos motiva”, afirmou.
“Queremos que os nossos alunos (trabalhadores das categorias representadas pelo Siemaco) sintam-se pertencentes à sociedade paulistana, disse. Os espaços culturais, entende a professora, promovem reflexões e proporcionam novos olhares e percepções.