Siemaco convida para o Curso de Capacitação em Saúde Mamária
Anualmente, a Unaccam -União e Apoio ao Combate do Câncer de Mama- investe na capacitação e difusão de informações buscando o diagnóstico precoce do câncer de mama e minimizar os impactos da doença. A ferramenta principal utilizada é a formação de multiplicadoras, após formação com a participação de médicos voluntários. Até a próxima segunda-feira (19 de março) é possível aderir a esta Turma do Bem e se matricular na 22o. Curso de Capacitação da Unaccam.
A diretora do Siemaco, Andrea Ferreira, participou do curso há três anos e desde então ajudou a salvar vidas, através da palestra “Vamos Conversar Sobre Câncer de Mama”, ministrada aos trabalhadores em seus locais de trabalho. Ela conheceu a Unaccam há quatro anos, durante uma palestra realizada no Siemaco, pela fundadora Ermantina Ramos, a Tininha, falecida em fevereiro passado.
Pelo menos 30 mulheres já iniciaram as aulas que na segunda (12) contou com a presença da médica e professora, Albertina Duarte Takiuti. “A saúde da mulher passa pela construção da autoestima”, disse taxativa a médica, orientando para a autoaceitação e a valorização da mulher em suas diferenças. “Temos de compreender o processo constante de envelhecimento e eliminar tudo aquilo que nos põe para baixo.”
Durante as aulas, minsitradas em plena Assembleia Legislativa de São Paulo, médicos convidados, voluntárias da Unaccam e alunas partilham conhecimentos e aprendem como ajudar a comunidade, pacientes com câncer e seus familiares. O diferencial da Unaccam, segundo uma de suas coordenadoras, Clarísia Ramos, é formar agentes de saúde em forma de educadoras sociais.
Após o final do curso, que tem a duração de quatro meses (sempre às segundas-feiras entre 10 às 14h30min), as alunas tornam-se capazes de interagir com pacientes dentro da Unaccam ou formando novas Ongs. O foco principal é o diagnóstico precoce que salva vidas. “Quem procura acha, quem acha cura” é a frase cunhada por Tininha, que expressa a essência do trabalho da Unaccam.
Siemaco na luta contra o câncer de mama
Através da Secretaria da Mulher do Siemaco, coordenada pela diretora Márcia Adão, e das palestras ministradas pela diretora Andrea Ferreira (Ferreirinha), o sindicato está engajado na luta contra o câncer. Em parceria com a Uncaccam, o Siemaco viabiliza, inclusive, exames de mamografia para as trabalhadoras.
Noventa e cinco por cento dos casos de câncer de mama podem ser curados quando diagnosticados precocemente. Por outro lado, é o câncer mais comum e letal em mulheres, apesar de também atingir os homens.
“Sou cria da Tininha, agradeço a Deus o dia em que eu conheci esta mulher maravilhosa”, testemunhou Andrea. Em seguida, resumiu a sua experiência com as trabalhadoras que, segundo ela, pode ser replicada por todas as mulheres capacitadas pela Unaccam em seuas áreas de atuação.
Serviço:
XXII Curso de Capacitação da Unaccam até julho de 2018
Local: Assembleia Legislativa de São Paulo
Grátis
Detalhes em:
unaccam@unaccam.com.br
whatsaap: 11 989627505 / 972556363
site: www.unaccam.com.br
A UNACCAM (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama) tem como missão capacitar voluntários tornando-os multiplicadores de informações em saúde mamária e prestar apoio aos pacientes com câncer de mama e seus familiares.