Comitê que discute Norma Regulamentadora da Limpeza Urbana no Brasil tem nova reunião em SP
Desde 2010, representantes de trabalhadores da limpeza urbana almejam uma Norma Regulamentadora (NR) para nivelar todo o trabalho do setor no Brasil. Para isso, uma comissão tripartite composta de membros do patronal, laboral e governo se instaurou para discutir as possibilidades e o conteúdo do documento que pode reger a categoria em todo o território nacional. Na última semana, nos dias 24 e 25 de abril, houve mais uma reunião na FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, na cidade de São Paulo (SP), para tentar avançar nos pontos de divergência entre os porta-vozes de cada área.
O diretor do SIEMACO-SP, João Capana, que também é coordenador da bancada de trabalhadores no Grupo Técnico Tripartite (GTT), esteve no local juntamente com representantes do SINDEAC (Belo Horizonte-MG) e SindiLimp (Caxias do Sul-RS) para negociar com as outras frentes. “Avançamos em alguns pontos, mas ainda temos muito o que conversar. Ainda não podemos abrir exatamente tudo o que foi posto, mas estamos focados”, explica.
Todos os sindicatos estavam falando também em nome da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes (CONASCON), fortalecendo suas vozes. “Colocamos ainda um calendário com mais quatro reuniões para levarmos adiante tudo o que foi posto”, disse Capana.
O Ministério da Economia, que compreende a pasta do Trabalho e Previdência, também enviou representantes, bem como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e os sindicatos patronais. “A ideia é manter o diálogo com todas as áreas, para chegarmos o mais rápido possível num consenso”, finalizou João Capana.