Experiência com o Projeto Semáforo é partilhada durante Workshop que reuniu sindicalistas do Brasil e exterior

O Siemaco SP destaca-se pela sua atuação em defesa pelos mais de 100 mil trabalhadores na capital paulista e também por integrar a vanguarda do sindicalismo mundial. Por isso, tem as ações sindicais validadas pelas categorias representadas (Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes) e tornou-se referência de sindicato.
Na quinta-feira (13), a Secretária Geral e diretora responsável pela Secretaria da Mulher, Márcia Adão, compartilhou as conquistas advindas desde a implantação do “Projeto Semáforo”, durante o Painel: Experiências de Sindicalização. A palestra foi ministrada no segundo dia de realização do Workshop Ação Sindical frente às Transacionais no Setor de Saúde.
Márcia mostrou como a nova ferramenta, adaptada à realidade das ações sindicais com o auxílio da tecnologia, culminou no aumento no número das filiações. Também, como o “Projeto Semáforo” otimizou os trabalhos dos assessores sindicais externos, melhorou e o diálogo com a diretoria e tem auxiliado naformação de lideranças.
Idealizado pelo presidente Moacyr Pereira, o “Projeto Semáforo” culminou no recebimento do Prêmio Breaking Through (Rompendo Barreiras), entregue em junho pela UniGLobalUnion. A otimização da rotina do trabalho realizado durante o trabalho externo aumentou a transparência das ações sindicais.
Compartilhando experiências
Participaram do encontro lideranças nacionais e internacionais, como o presidente da UGT, Ricardo Patah, Marcio Monzane e Alan Sable, da UniAméricas. No primeiro dia, o foco foi as ações sindicais e realidade voltada para a área da saúde. No segundo dia, além da troca de boas práticas sindicais, foram analisados os Desafios para a sindicalização após a Reforma Trabalhista. Como sempre, o Siemaco foi exemplo para os colegas.