SIEMACO-SP realiza palestra para lembrar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

 SIEMACO-SP realiza palestra para lembrar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo, 5 de junho, o SIEMACO São Paulo promoveu na quinta-feira (2) uma palestra com a diretora Maria Silva sobre o tema. Neste ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como tema “Uma Só Terra”.

Maria lembrou na palestra que em 2022 completam-se 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente.

A palestra destacou a necessidade de se viver de forma sustentável e em harmonia com a natureza, promovendo transformações a partir de políticas públicas e escolhas rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes. “50 anos depois da Conferência de Estocolmo o tema ‘Uma Só Terra’ ainda se mantém atual, pois este planeta é a nossa única casa e seus recursos finitos devem ser preservados pela humanidade”, destacou ela.

Para as Nações Unidas, celebrar a data é o principal meio de sensibilizar as pessoas e promover as ações necessárias em prol do meio ambiente. Celebrada anualmente desde 1974, a data tornou-se também uma plataforma vital para estimular progressos nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países participam da comemoração a cada ano. Grandes corporações, organizações não governamentais, sindicatos, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam esse marco para defender as causas ambientais.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)