Crescimento profissional: “não desistam dos seus sonhos”, diz aluna da Central de Cursos, em incentivo aos colegas

 Crescimento profissional: “não desistam dos seus sonhos”, diz aluna da Central de Cursos, em incentivo aos colegas

Professora Renata (1º plano) e as alunas do curso de recepção, com Samanta (acima, à esq.) – Foto: Arquivo Pessoal

É difícil mensurar o quanto uma palavra de incentivo pode impulsionar o resgate da autoestima e, assim, transformar vidas. Samanta Da Silva Manoel, 24 anos, que pertence à categoria do Asseio e Conservação, encontrou nas experiências com os treinamentos da Central de Cursos do SIEMACO-SP uma motivação para trilhar novas jornadas e, também, para incentivar outros trabalhadores a percorrerem outros caminhos.

Ela trabalhava como auxiliar de limpeza havia dois anos e oito meses, na empresa Tejofran, na capital. Sócia do SIEMACO São Paulo, decidiu se matricular em treinamentos na Central de Cursos, tendo participado dos de recepção e de encarregada neste ano, com a professora Renata Ketendjian.

As trocas e conversas com a professora a impulsionaram a se inscrever em um processo seletivo. Determinada, passou e foi contratada para trabalhar na recepção de uma academia de ginástica.   

“Agradeci à professora Renata, porque ela me mostrou uma coisa que eu já tinha esquecido, que era o meu potencial”, diz Samantha que ainda ressalta o impacto desse incentivo na sua vida: “Acredito que, se não fosse esse curso e as palavras dela, eu não teria tentado fazer o processo seletivo para recepção.”

Novas portas abertas

Para Samanta, a Central de Cursos do SIEMACO-SP proporcionou uma abertura de portas com um mundo de possibilidades, o que, segundo ela, sem dúvidas tem total relação com o que se permitiu vivenciar nos cursos e treinamentos.

“Todo mundo que passa pelo sindicato sai com uma ideia diferente. Independente do curso que foi fazer, você entra de um jeito e sai de outro, com novos pensamentos e propósitos”, enfatizou.

Com esta energia, ela já tem planos para 2023: irá retomar os projetos com a graduação em Psicologia, para a qual foi aprovada no vestibular, mas que precisou adiar por conta do trabalho.

“Só você pode fazer por você mesmo!”

Carismática e cheia de determinação para seguir em frente, Samantha não hesita em deixa uma mensagem de incentivo às colegas de trabalho: “Não desistam dos seus sonhos! Procurem, sempre, mais conhecimento.”

Ela enfatiza o poder de cada um sobre seus objetivos, metas e desejos mais profundos, convidando a todos para que se empoderem a respeito de escolhas que permitam o crescimento, na vida e no trabalho. “Só você pode fazer por você mesmo! Estude, procure melhorar o tanto quanto precisar, pois, uma hora [a mudança] acontece!”

Professora orgulhosa!

Diante da história de Samantha, a professora Renata Ketendjian se diz lisonjeada e ressalta o seu sentimento de “dever comprido” ao ver alunos alcançando seus objetivos. “Receber a mensagem da Samanta foi sensacional, pois é o que me move a seguir dedicada na instrução dos alunos.”

Renata ressalta que a aluna demonstrou interesse em desenvolver habilidades técnicas e sociais desde o primeiro momento. “Eu sabia que ela conseguiria! Vê-la conquistando a promoção de auxiliar de limpeza a recepcionista é resultado do esforço dela e do espaço que o SIEMACO-SP oferece para que nós, instrutores, sejamos a ferramenta de transformação”, concluiu.

Professora Renata Ketendjian – Foto: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP

Acreditar faz parte da caminhada

A professora comenta que, em todo treinamento que realiza, faz um acordo com os alunos, em tom de brincadeira, como uma aposta: “quando conseguirem (e não se conseguirem) uma promoção, emprego novo ou a função que almejam, precisarão me avisar e pagar um café para comemorarmos”, contou Renata.

Felizmente, a professora recebe diversas mensagens com alunos contando sobre suas conquistas. Segundo ela, esta é a constatação de que basta incentivar, orientar, entregar carinho e dedicação. “Por isso eu sempre digo: ‘se você não acredita ainda no seu potencial, deixa que eu acredito por você. Só não esqueça meu café!’”

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)