Estande do SIEMACO-SP recebe mais de 3 mil pessoas durante a 17ª Reatech Brasil 2022

 Estande do SIEMACO-SP recebe mais de 3 mil pessoas durante a 17ª Reatech Brasil 2022

O SIEMACO São Paulo marcou presença na 17ª Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade ­– considerada a principal feira do setor na América Latina –, que aconteceu nos dias 1, 2, 3 e 4 de setembro, na São Paulo Expo.

A Reatech reuniu cerca de 300 expositores dos segmentos sindicais, agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, segmentos de animais treinados (cão-guia), veículos adaptados, entre outros.

Foram quatro dias de evento, com atividades culturais e sociais voltadas à inclusão e acessibilidade da Pessoa com Deficiência (PcD).

Com estande feito em parceria com o SEAC e o Sind. Comerciários, o SIEMACO-SP montou mil kits (SIEMACO Inclusão) que foram distribuídos no evento. Também foram realizados sorteios de brindes e captação de currículos no espaço.

O presidente da UGT Nacional e Sind. Comerciários, Ricardo Patah; os escritores Clemente Aparício, autor do livro “Rosca Sem Fim”, José Carlos do Carmo (Kal) – do MTE, e Tuca Munhoz (autores de 30 Vozes) e Carlinhos visitaram o estande e autografaram livros que foram sorteados.

Mais de três mil pessoas passaram pelo estande do SIEMACO-SP, onde foram sorteados aproximadamente 200 brindes e captados diversos currículos PcD; também foram entregues mais de duas mil sacolas, em parceria com os Comerciários.

“Foram quatro dias de muito aprendizado e integração. O contato com os visitantes é um momento ímpar. Nós inclusive aprendemos alguns sinais de libra, como: ‘seja bem-vindo’, ‘obrigada’, ‘sorteio’, ‘bom-dia’, porém, o mais importante é aprender que somos todos diferentes e que a inclusão da Pessoa com Deficiência é muito mais do que Lei, é uma atitude cidadã. O evento proporcionou network, captação de currículos e novas experiências. Os assessores Leandro, André, Marcelo, Nailton e Rodrigo, que participaram da feira, puderam vivenciar diversas experiências e retornam com muitas ideias para o próximo evento de inclusão”, disse a diretora do SIEMACO-SP, Silvana Souza.

“A volta dos eventos presenciais é fundamental para a integração das pessoas. Para nós que trabalhamos pela inclusão social da PcD no mercado de trabalho formal foi ótimo, porque captamos centenas de currículos e iremos encaminha-los às empresas parcerias”, disse Cremilda Bastos, presidente da Secretaria de Inclusão da PcD e diretora do Sind. Comerciários.

O SIEMACO-SP e o SEAC – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo – já realizam diversas ações de inclusão, como o Aniversário da Lei de Cotas; Contrata SP; Dia D; Mutirão do Emprego para PcD; eventos de inclusão (café sensorial, sensibilização às escuras); Diálogos pela Inclusão e participam das redes: Espaço da Cidadania e Câmara Paulista para a Inclusão, e são apoiadores de diversas cartilhas e livros.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)