Caminhão Rosa da Loga promove ação de conscientização sobre o câncer de mama

 Caminhão Rosa da Loga promove ação de conscientização sobre o câncer de mama

No último dia (13), no Transbordo Ponte Pequena, a empresa Loga São Paulo, com a presença do supervisor André Gomes, apresentou aos assessores do SIEMACO São Paulo responsáveis pelo setor, Vítor e Roberto, – cuja equipe é liderada pelo diretor Elmo Nicácio (Lagoa) – o Caminhão Rosa, veículo de coleta destinado à campanha de conscientização e combate ao câncer de mama, a qual faz parte das ações do “Outubro Rosa”.

O Caminhão Rosa da Loga está percorrendo as ruas da cidade de São Paulo, entregando informativos para alertar a população da importância do autoexame para a saúde da mulher. Também estão sendo entregues rosas e um laço com o símbolo da campanha. O objetivo maior da ação é o diagnóstico precoce da doença, que mata milhares de mulheres todos os anos.

Segundo dados de 2022 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos para cada 100 mil mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.

Na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, no período 2016-2020, os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,3% do total. Esse padrão é semelhante para as regiões brasileiras, com exceção da região Norte, onde os óbitos por câncer de mama ocupam o segundo lugar, com 13,6%. Os maiores percentuais na mortalidade proporcional por câncer de mama foram os do Sudeste (17,2%) e Centro-Oeste (16,8%), seguidos pelo Nordeste (15,6%) e Sul (15,5%) (INCA, 2022).

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP), com dados do
Instituto Nacional de Câncer – INCA