Curso de encarregado/líder busca qualificar profissionais para o mercado de trabalho

 Curso de encarregado/líder busca qualificar profissionais para o mercado de trabalho

Professora Renata Ketendjian ministra aula no auditório do SIEMACO-SP – Foto: Alexandre de Paulo

O SIEMACO São Paulo realizou nesta segunda-feira (06) mais um curso de encarregado/líder, voltado para profissionais do Asseio e Conservação, com a professora Renata Ketendjian.

Segundo a orientadora do curso, dentre as práticas mais comuns, porém equivocadas, há uma que enfraquece a execução ideal de líderes e encarregados desde a administração até a operação. “Para desenvolver o assunto, precisamos ter em mente que essas duas ocupações são funções de gestão. Porém, quando um auxiliar (de limpeza, copa, recepção e todas as áreas da categoria) é promovido a líder ou encarregado, as empresas não costumam treiná-lo, prepará-lo ou dar suporte necessário para esta nova função. O trabalhador é inserido em um mundo novo que cobrará resultados, mas o caminho que leva a esse objetivo não é guiado”, alerta Renata.

A professora ressalta que para chegar nos resultados a gestão precisa entender que precisa de pessoas (leia-se equipe) e é aqui que entra o treinamento ministrado no SIEMACO SP. “O conteúdo aborda comportamento, como lidar com a equipe, formas respeitosas de tratativas, orientações sobre normas e convenções, organização e administração (escalas, controle de ponto, fichas de EPIs, entre outros), guia de condutas e diversos outros temas que fazem a ponte entre o gestor e o resultado, com o foco na equipe!”, ensina Renata.

O objetivo dos cursos de capacitação do SIEMACO-SP “é fazer com que os alunos aprendam que valorizar, capacitar e apoiar a equipe é o que resulta no sucesso da operação e na satisfação profissional. Isso proporciona a segurança necessária para que encarem o desafio de uma promoção”, conclui a professora.

* Editado pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)