Covid-19: governo amplia vacina bivalente para todos acima de 18 anos; São Paulo vacina 50 +

 Covid-19: governo amplia vacina bivalente para todos acima de 18 anos; São Paulo vacina 50 +

Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra a Covid. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta segunda-feira (24) a ampliação da campanha de vacinação contra covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos de idade. A cidade de São Paulo, no entanto, segue cronograma próprio e deve vacinar pessoas com 50 anos ou mais a partir desta quarta-feira (26). Segundo o MS cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados.

Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.

O ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação, segundo a pasta, tem “o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país”.

A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro, voltada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias.

Até o dia 20 deste mês, mais de 10 milhões de pessoas já tinham tomado o reforço bivalente, sendo 8,1 milhões idosos, conforme dados divulgados pelo ministério.

Cronograma da vacinação bivalente na Cidade de São Paulo

1° Fase – 27/02/23

– Pessoas idosas com 70 anos ou mais
– Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP’s) a partir de 12 anos, (abrigados e trabalhadores dessas instituições como ILPI, SAICA, CAE, RI entre outras)
– Pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais
– Comunidades indígenas (com 12 anos ou mais)

2° Fase – 06/03/23

– Pessoas idosas com 60 anos ou mais

3° Fase – 20/03/23

– Gestantes e pessoas em período de puerpério

4° Fase – 05/04/2023

– Profissionais da saúde
– Pessoas com deficiência física permanente
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Pessoas com comorbidades

5° Fase – Início em: 20/04/2023

– Pessoas em situação de rua

6ª Fase – Início em: 26/04/2023

– Pessoas com 50 anos ou mais

Conheça os postos de vacinação na cidade de São Paulo

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP); com informações da Agência Brasil. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ABr