Associada que estava com o auxílio doença bloqueado resolveu o problema em dois dias com assistência do SIEMACO-SP

 Associada que estava com o auxílio doença bloqueado resolveu o problema em dois dias com assistência do SIEMACO-SP

Márcio Matos, do Previdenciário, informa a trabalhadora Ana Lúcia que o seu auxílio doença foi liberado – Foto: Alexandre de Paulo

Ana Lúcia de Souza, 54 anos, auxiliar de limpeza, moradora da Zona Norte, na Vila Nona Cachoerinha, atualmente trabalha na empresa Clean 4. Ela foi diagnosticada, após idas e vindas a vários médicos e alguns afastamentos do trabalho por questões de saúde, com seis hérnias de disco. A doença se manifestou há cerca de um ano e desde então tem se agravado por conta do esforço no trabalho.

Tudo começou com uma dor no ombro direito, que foi se intensificando e a fez procurar um médico particular. O alto custo do tratamento proposto fez com que ela procurasse o SUS. A dificuldade em marcar consulta com um ortopedista a levou à Clínica Centro do SIEMACO-SP, a qual tem direito como filiada e onde obteve o diagnóstico preciso das seis hérnias de disco.

Encaminhada pela empresa ao INSS, Ana estava sem receber o auxílio doença desde março, por conta da falta de informações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e na Carteira Digital, como anotações de férias, reajuste de salário e contribuição sindical, que estavam desatualizados desde a última reforma da previdência. Isso fez com que houvesse o bloqueio do benefício. 

Auxiliar de limpeza há oito anos, Ana trabalhou em metalúrgica antes de migrar para o asseio e conservação. Ela é sócia do SIEMACO-SP há 8 anos.

Diante da dificuldade para resolver o impasse, a auxiliar de limpeza fez contato com o assessor Fabio Camilo, da equipe de Órgãos Públicos, que a encaminhou para o Departamento Previdenciário do SIEMACO-SP, onde foi prontamente atendida e teve o problema resolvido.

A auxiliar de limpeza Ana Lúcia de Souza desenvolveu seis hérnias de disco – Foto: Alexandre de Paulo

“Em dois dias o dr. Márcio e a Aline resolveram tudo para mim. Eles são muito atenciosos e competentes. Depois que vim aqui no sindicato foi muito rápido resolver as pendências com o INSS. Na verdade, se não fossem eles eu não saberia nem o que fazer”, disse Ana Lúcia.

Márcio Matos, responsável pelo Departamento Previdenciário do sindicato, explica que o sistema do INSS é “muito engessado”, o que requer conhecimento técnico para saber “interpretar e entregar” o que estão pedindo para liberar o benefício, alertando que uma simples falha de informação pose causar um grande transtorno para o trabalhador.

“Provavelmente ela não teria acesso ao auxílio doença se nós não interviéssemos. Pedimos um extrato do FGTS para comprovar o vínculo empregatício. O exemplo dela acontece com muitos, pois hoje em dia tudo é feito por aplicativo de celular. Quando há algum problema no CNIS isso é informado por indicadores que precisam ser interpretados, o que requer conhecimento técnico. Muitos ficam com o benefício bloqueado porque não sabem cumprir o que é exigido. O caso dela é um caso típico em que a trabalhadora seria injustiçada, pois cumpre todos os requisitos, mas por falha nas informações não conseguir fazer sozinha, perdendo tempo e às vezes tendo que recorrer ao juizado especial federal”, disse Márcio.

Equipe Previdenciária do SIEMACO-SP com a trabalhadora Ana Lúcia de Souza – Foto: Alexandre de Paulo

 * Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)