FEMACO promove campanha para combater assédio, discriminação e preconceito no ambiente de trabalho

 FEMACO promove campanha para combater assédio, discriminação e preconceito no ambiente de trabalho

A Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes no Estado de São Paulo (FEMACO) anunciou o lançamento estadual da campanha “Respeite Todo Mundo”, que tem como objetivo combater o assédio moral e sexual, bem como práticas de discriminação e preconceito no ambiente de trabalho. O evento será realizado no dia 28 de julho, às 10h, no Auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

O presidente da FEMACO, Roberto Santiago, destacou a importância da iniciativa, que visa ir além das questões trabalhistas tradicionais defendidas pelos sindicatos. “Há 31 anos atuamos na construção do sindicalismo cidadão, abordando pautas sociais mais abrangentes. Não podemos nos limitar a discutir apenas questões de capital versus trabalho. É preciso focar em temas que envolvam os interesses pessoais dos trabalhadores que representamos, ou seja, questões humanas”, afirmou Santiago.

Um dos principais focos da campanha é combater o ódio disseminado na sociedade nos últimos anos. “Os discursos infelizes e retrógrados de Bolsonaro despertaram o ódio camuflado na sociedade e isso fez com que os índices de violência contra minorias aumentassem. Agora estamos vivendo outro momento e essa é a oportunidade para combatermos todo o ódio disseminado nos últimos quatro anos”, destacou o presidente da FEMACO.

Além disso, a campanha busca combater a invisibilidade social enfrentada pelos trabalhadores da limpeza, que desempenham serviços essenciais à saúde pública. Santiago enfatizou a importância de respeitar todas as categorias profissionais e destacou que o respeito deve ser estendido a todos, independentemente de raça, gênero, cor, religião ou orientação sexual. “Essa campanha é uma forma de mostrar que a palavra ‘respeito’ deve ser usada por todos e para todos. Respeito aos trabalhadores, às mulheres, aos negros, às religiões, aos LGBTQIA+ e assim por diante. E os sindicatos vão se envolver nisso”, pontuou.

Após o lançamento, a FEMACO, em parceria com o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF), realizará uma série de cursos em todo o Estado, com palestras de formação destinadas a dirigentes sindicais, representantes de empresas, supervisores, cipeiros e trabalhadores em geral. A campanha contará com amplo material publicitário, incluindo bandeiras, camisetas, adesivos, informativos e impressos em geral, todos com um QR code que direcionará para a página da federação, onde denúncias poderão ser registradas.

A iniciativa da FEMACO mostra o comprometimento da federação em defender os direitos e a dignidade dos trabalhadores em serviços, asseio e conservação ambiental no Estado de São Paulo, promovendo uma cultura de respeito e igualdade em todos os ambientes de trabalho.

Roberto Santiago, presidente da FEMACO – Foto: Divulgação

Serviço

O que: Lançamento estadual da campanha #RespeiteTodoMundo

Quando: sexta-feira, 28 de julho, às 10h

Onde: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, auditório Franco Montoro

Endereço: Palácio 9 de Julho – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema, São Paulo – SP

#RespeiteTodoMundo


*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP), com informações da FEMACO