Trabalhadores da Limpeza Urbana de Lima (Peru) seguem em greve de fome por atraso nos salários

 Trabalhadores da Limpeza Urbana de Lima (Peru) seguem em greve de fome por atraso nos salários

Moacyr Pereira, presidente da CONASCON e tesoureiro do SIEMACO-SP, acompanha a greve na cidade peruana – Fotos: Divulgação

Desde a última quinta-feira (13/07), trabalhadores que prestam serviços de Limpeza Urbana na cidade de Lima, no Peru, estão em greve de fome em protesto pelo atraso no pagamento de seus salários. O Sitomun (Sindicato dos Obreros da Municipalidade de Lima) afirma que a greve visa denunciar a falta de pagamento referente aos meses de maio e junho de 2023.

Moacyr Pereira, presidente da CONASCON e tesoureiro do SIEMACO-SP, acompanhado do sindicalista Marvin Largaespada, ambos membros do Comitê Regional de Serviços a Propriedade da UNIAMERICAS, viajaram ao local para apoiar o Sitomun na resolução do problema. Eles exigem uma reunião com o prefeito Rafael Lopez Aliaga para buscar uma solução imediata.

A Uni Global Union, que oferece suporte a sindicatos filiados em todo o mundo, especialmente em locais com práticas antissindicais, está envolvida no caso. No Peru, a instabilidade política afeta a administração pública do país e a sociedade como um todo.

Segundo o Sitomun, desde que assumiu o cargo, o prefeito Rafael Bernardo López Aliaga não tem cumprido os Acordos Coletivos de Trabalho, que têm força de lei. Apesar dos esforços do sindicato em coibir tais ações, o prefeito deixou de pagar os salários de maio e junho, prejudicando as condições mínimas de trabalho e subsistência dos trabalhadores e trabalhadoras. Algumas mulheres grávidas também participam do protesto.

A greve de fome representa a extrema insatisfação dos trabalhadores diante do descumprimento dos acordos trabalhistas e do não pagamento. É urgente a necessidade de diálogo entre o sindicato e o prefeito Rafael Lopez Aliaga para encontrar uma solução justa e rápida.

A falta dos serviços de Limpeza Urbana tem impactos diretos e bastante negativos na saúde pública, no meio ambiente e na qualidade de vida dos cidadãos de Lima. É essencial que ambas as partes busquem um entendimento que atenda às necessidades dos trabalhadores e aos interesses da população.

Enquanto a greve de fome continua, a atenção está voltada para a reunião solicitada pelo Sitomun com o prefeito Rafael Lopez Aliaga, na esperança de encontrar uma solução para garantir o pagamento dos salários atrasados e restabelecer a normalidade dos serviços de Limpeza Urbana em Lima.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP), com informações de Lima, no Peru.