Curso explora o mundo e as possibilidades de controle dos vetores e pragas urbanas

 Curso explora o mundo e as possibilidades de controle dos vetores e pragas urbanas

A interação entre os convidados e alunos gerou um clima de engajamento único – Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP

Esta quinta-feira (17) foi dia de conhecimento e aprendizado no SIEMACO São Paulo, na aula inaugural do curso “Conhecendo o Setor de Controle de Vetores e Pragas Urbanas”. Os novos alunos e público presente foi agraciado com a presença do renomado biólogo Sérgio Bocalini, especialista em entomologia urbana e mestre em saúde pública, que nos guiou através das fascinantes descobertas desse universo.

Neste pioneiro curso, o SIEMACO São Paulo está inovando ao trazer informações essenciais para o setor de controle de vetores e pragas urbanas, graças à dedicação do presidente André Santos Filho, da coordenadora da Central de Cursos, Roberta Butolo, e da diretora Andrea Ferreira (Ferreirinha), que trabalharam para que o curso se tornasse uma realidade.

Durante a abertura, tivemos a honra de receber o presidente do Sindprag, Antônio Marco França Oliveira, que trouxe sua valiosa visão sobre a importância desse setor. Carlos Massaru Watanabe, diretor da Termitek, também marcou presença, junto com Silvia Cristina Tavares, gerente da empresa, que conduziu uma dinâmica com os alunos.

A interação entre os convidados e alunos gerou um clima de engajamento único. O destaque foi dado a temas cruciais, incluindo:

A Importância do Controle de Vetores e Pragas Urbanas – um mergulho profundo nos riscos à saúde, prejuízos econômicos e ambientais que esses fatores podem causar. Além disso, foram abordados os comportamentos das principais pragas urbanas, essencial para nossa compreensão básica.

Segurança no Controle de Vetores e Pragas Urbanas – Nesse aspecto vimos que a segurança é primordial! Foram abordadas medidas para proteção individual, tanto da equipe quanto dos usuários dos locais tratados. Conhecemos os principais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a integridade de todos.

Por fim, Produtos e Equipamentos de Aplicação – Descobrimos o mundo dos inseticidas e rodenticidas, bem como os equipamentos que os aplicam com precisão. A combinação certa é fundamental para um controle eficaz.

França, Carlos e Silvia conduziram a todos por uma dinâmica de aquecimento, criando um ambiente amigável e acolhedor. Eles enfatizaram as habilidades necessárias e a importância de um relacionamento interpessoal sólido, tanto entre colegas quanto com clientes.

A diretora Ferreirinha disse que esse foi apenas o começo dessa jornada e que mal pode esperar para explorar mais profundamente o mundo dos vetores e pragas urbanas.

Ao final, todos os alunos receberam certificado da Central de Cursos.

Fiquem atentos para mais atualizações enquanto continuamos a expandir nosso conhecimento e impacto sobre o setor.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP); Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP