Operação Centro-Limpo incorpora motos de coleta às ações de limpeza urbana

 Operação Centro-Limpo incorpora motos de coleta às ações de limpeza urbana

Com o objetivo de intensificar a limpeza na região Central de São Paulo, a Subprefeitura da Sé, Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula), junto com as empresas Loga e Sustentare (responsáveis pela limpeza urbana e coleta na região), organizaram uma força-tarefa denominada Operação Centro-Limpo, a qual foram incorporadas “motos de coleta”.

Contando também com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Prefeitura informa que o objetivo da operação é reduzir e se possível eliminar os resíduos sólidos que são descartados nas ruas do Centro Velho e do Centro Novo da Capital Paulista.

Para reforçar a operação, foram incorporados ao projeto algumas motocicletas de coleta. O SIEMACO São Paulo, representado pelo diretor Elmo Nicácio (Lagoa), acompanhado por assessores da equipe do Comércio, visitou na sexta-feira (01/09) a sede da Prefeitura de São Paulo, juntamente com representantes da empresa Loga e da Prefeitura, presentes na apresentação das motos que vão atuar na Operação Centro-Limpo.

“Acho que esse projeto é mais uma forma de mostrar para a Cidade de São Paulo que é possível manter o Centro limpo e aconchegante. Mas junto com a limpeza precisa vir toda uma estrutura de reforma (vitalizarão), pois não adianta só limpar e não ter segurança. A limpeza é uma parte importante do projeto, mas não resolve tudo. O SIEMACO-SP tem o maior interesse nesse projeto, pois além de ter sua sede instalada no Centro são os trabalhadores das nossas categorias que cuidam da área central e nos preocupamos com o a saúde, bem-estar e segurança deles”, disse Lagoa.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o perímetro de ação da Operação Centro-Limpo compreende a região do Mercado Municipal, o Triângulo Histórico, a Praça da República, Largo do Arouche, Luz e Bom Retiro.

“A Operação acontece com mais de 100 trabalhadores, nos períodos matutino e vespertino. Para intensificar as ações de limpeza, como varrição, coleta de resíduos e cata-bagulho, a força-tarefa inclui a conscientização dos comerciantes, população e prestadores de serviços sobre os horários e locais corretos para o descarte de lixo e inservíveis”, informa o site da Prefeitura.

A ideia, ainda segundo a Prefeitura, é que após a consolidação do perímetro inicial a Operação Centro-Limpo seja expandida, gradativamente, para outros distritos atendidos pela subprefeitura.

No dia 24 de abril, as associações de bairro e Conselhos de Segurança participaram da apresentação da nova operação e foram convidados a auxiliarem na fiscalização dessas ações.

“A subprefeitura Sé busca o apoio dos comerciantes e de toda a população que vive ou trabalha na região Central para unir esforços e trazer um Centro Limpo para todos”, disse o subprefeito, Álvaro Camilo.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP), com informações do site da Prefeitura de São Paulo