Peça teatral chama a atenção para prevenção e cuidados com a saúde mental

 Peça teatral chama a atenção para prevenção e cuidados com a saúde mental

No último dia 29 de setembro, o SIEMACO São Paulo foi palco de uma poderosa apresentação teatral que destacou questões cruciais sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio. a peça “Será que Vale a Pena?” foi encenada pelo Coletivo COLAB6, que mergulhou fundo no universo do Setembro Amarelo, trazendo à tona temas delicados e essenciais para a sociedade contemporânea.

A apresentação faz parte da Campanha #RespeiteTodoMundo, encabeçada pela Femaco e abraçada pelo SIEMACO-SP, que tem por objetivo discutir o combate ao assédio moral, sexual e qualquer tipo de discriminação, inclusive contra pessoas que estejam passando ou sofrendo algum tipo transtorno mental, principalmente causado por práticas abusivas no ambiente de trabalho. A humanização e a empatia com essas pessoas é fundamental para se construir uma sociedade mais consciente e equilibrada.

A peça começou com um impactante depoimento real, em áudio, compartilhado por uma pessoa que luta contra a depressão. Em seguida, o palco ganhou vida com a encenação de “Cheque Mate”, um talk show fictício em que transtornos mentais como ansiedade, choro compulsivo, dismorfia corporal e burnout eram sorteados como prêmios, ironizando a visão muitas vezes desdenhosa e estereotipada da saúde mental.

Ao longo do espetáculo, temas como sobrecarga no trabalho, válvulas de escape como vícios em comida, álcool, drogas e compras compulsivas, além das pressões estéticas e gatilhos no ambiente profissional e pessoal, foram explorados com profundidade. A peça também abordou a importância de identificar e procurar apoio, seja através de amizades, familiares, colegas de trabalho ou ajuda médica, enquanto alertava para sinais de relações tóxicas, destacando comportamentos manipuladores e chantagem emocional.

A diretora do SIEMACO São Paulo, Silvana Souza, elogiou a iniciativa. “É um tema muito delicado, mas que precisa ser falado, só assim poderemos ajudar a promover a empatia e a compreensão em relação às pessoas que estão lutando contra pensamentos suicidas. Juntos podemos encontrar recursos adequados para lidar com as emoções e problemas”, disse Silvana.

A peça culminou em uma cena final que apresentou diferentes problemas e forneceu informações sobre canais de ajuda, redes de apoio e prevenção, enfatizando a importância de procurar auxílio quando necessário.

Além da apresentação, o evento contou com uma roda de conversa com a psicóloga Cida Fernandes, destacando a importância dos cuidados com a saúde mental e fornecendo orientações sobre como e onde buscar ajuda. Nesse bate papo também teve a participação de diretores do sindicato e funcionários com depoimentos.

O elenco talentoso, composto por Rebeka Henriques, Luciana D’Elia, Vitoriana Araujo Alves, Ane Lima, Gustavo Lima e Raul Fernandes, trouxe vida aos personagens e transmitiu a mensagem de forma impactante e autêntica. Raul Fernandes, que além de ator também trabalha no setor de TI do sindicato, ressaltou a importância de abordar tais temas por meio da arte.

Com um roteiro inteligente e atuações convincentes, a a presentação teve como objetivo sensibilizar e convidar o público a refletir sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, não apenas no ambiente de trabalho, mas em todos os aspectos da vida. A proposta é trazer à luz o debate, reforça a necessidade contínua de discussões e ações voltadas para a saúde da mente, não apenas no Setembro Amarelo, mas ao longo de todo o ano.

FICHA TÉCNICA DO ELENCO:

Rebeka Henriques

Idade: 27 anos

Formação: Graduada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, com formação em dramaturgia pela Satyros e Parlapatões (previsão de término em novembro de 2023).

Experiência: 7 anos de atuação em artes do palco como atriz e dramaturga.

Habilidades: Comunicação em inglês, espanhol e Libras.

Luciana D’Elia

Idade: 22 anos

Formação: Formada pelo Senac no curso técnico de teatro, com formação em LIBRAS em andamento.

Experiência: 6 anos de atuação em teatro com 9 peças apresentadas.

Vitoriana Araujo Alves

Idade: 22 anos

Formação: Graduada recentemente no curso técnico de Teatro pelo Senac Lapa Scipião (Abril, 2023).

Experiência: Participou de diversas peças, incluindo “O pagador de Promessas”, “Eles não usam black-tie”, “Sortilégio” e “Cala Boca já Morreu”.

Ane Lima

Idade: 25 anos

Formação: Concluiu o curso de Técnico em Teatro pelo Senac Lapa Scipião.

Experiência: Participou de peças como “O pagador de Promessas”, “Projeto Hipersexualização dos Corpos”, “Sortilégio” e “Cala Boca já Morreu”.

Gustavo Lima

Idade: 25 anos

Formação: Formado no curso técnico em Teatro pelo Senac Lapa Scipião.

Experiência: Atuou em diversas peças, incluindo “O pagador de Promessas”, “Eles não usam black-tie”, “Sortilégio” e “Cala Boca já Morreu”. Além de sua participação na encenação da Paixão de Cristo.

Raul Fernandes

Idade: 25 anos

Habilidades: Ator, cantor e dançarino.

Experiência: Participou de várias peças teatrais, incluindo “Homens de Papel”, “Vestido de Noiva”, “Contas Tristes – Histórias das Mortes das Bonecas”, “O pagador de Promessas”, “Eles não usam black-tie”, “Sortilégio”, “Projeto Hipersexualização dos Corpos” e “Cala Boca já Morreu”. Iniciou sua jornada artística desde jovem, explorando diversas formas de expressão como o ballet clássico, dança de salão, teatro e música.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)