SIEMACO-SP ajusta interpretação de CCT e pagamento de benefícios para trabalhadores de Áreas Verdes

 SIEMACO-SP ajusta interpretação de CCT e pagamento de benefícios para trabalhadores de Áreas Verdes

No dia 06/09/2023, o SIEMACO São Paulo sediou uma importante reunião entre representantes da empresa Ensiva – Áreas Verdes e membros do sindicato. Estavam presentes a diretora do sindicato, Silvana Souza, o assessor Leandro Toledo e o responsável pelo Departamento Jurídico do sindicato, Francisco Júnior, além dos representantes da empresa: Eduardo Tadeu, gerente de Recursos Humanos, e José Maria, supervisor Operacional.

A pauta do encontro envolvia a correta interpretação da cláusula que trata sobre o benefício V.R. para os trabalhadores da Ensiva – Áreas Verdes. Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, a empresa estava pagando o benefício por dia efetivamente trabalhado, na forma do que era disposto na CCT anterior, enquanto a CCT vigente estabelece o mínimo de 25 tíquetes por mês. Após o envio de um ofício solicitando a correção, a empresa prontamente concordou em discutir o assunto.

Durante a reunião, o gerente de RH, Eduardo Tadeu, em nome da Ensiva, comprometeu-se a levar a demanda aos diretores responsáveis, Alexandre Amadeu e Fábio C. Moreira. Ambos não hesitaram e prontamente concordaram com a correção do pagamento do benefício, assegurando uma solução rápida e eficaz para o problema identificado. O compromisso é regularizar a situação no próximo holerite de pagamento.

Segundo a diretora Silvana Souza, o SIEMACO-SP desempenhou seu papel como mediador nesse processo. “Nosso trabalho diário é visitar os setores e identificar se a CCT está sendo cumprida. A intenção do SIEMACO-SP é orientar as empresas quando algo está sendo descumprido, seja por erro de interpretação ou falta de comunicação. No entanto, nosso principal objetivo é garantir que nossos trabalhadores tenham seus direitos garantidos e que as empresas compreendam que somos facilitadores nesse processo”, afirmou. Ela continuou enfatizando a importância da parceria entre o sindicato e as empresas. “Quando identificamos algo errado e apontamos, ao corrigir isso a empresa está evitando um possível passivo trabalhista. Por isso primamos em trabalhar sempre em parceria, assim, todos ganham”, finalizou.

O SIEMACO-SP, por meio de mais uma atuação diligente e conciliadora, garantiu que os direitos dos trabalhadores fossem preservados, reforçando sua posição como defensor incansável da classe trabalhadora. Parabenizamos também a conduta da empresa Ensiva, que sempre se mantém aberta para diálogo com o SIEMACO-SP, e de igual maneira, preza para o bem-estar e conservação dos direitos de seus colaboradores.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)