Secretária adjunta da UGT e Geral do SIEMACO-SP destaca desafios e avanços na inclusão de pessoas com deficiência durante reunião do CONADE em Brasília

 Secretária adjunta da UGT e Geral do SIEMACO-SP destaca desafios e avanços na inclusão de pessoas com deficiência durante reunião do CONADE em Brasília

A 135ª reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), realizada de 8 a 10 de novembro de 2023 em Brasília, trouxe à tona importantes discussões sobre inclusão e acessibilidade, contando com a participação de Márcia Adão, secretária adjunta para Assuntos de Acessibilidade da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e conselheira tutelar no CONADE. Ela também é secretária Geral do SIEMACO São Paulo.

Entre os temas centrais abordados no encontro, destacam-se a Educação Bilíngue de Surdos, o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres com deficiência, o Crédito Acessibilidade e o acolhimento de estudantes com deficiência e de baixa renda na Universidade de Brasília (UNB).

“A comunidade surda brasileira defende e reivindica a Educação Bilíngue como um caminho para a promoção da inclusão. Este modelo, que engloba o conhecimento da cultura surda, precisa de materiais didáticos específicos e da formação especializada de professores. Isso tudo desvinculado da educação especial, para poder promover uma inclusão mais efetiva e abrangente para eles”, disse Márcia.

Outro ponto crucial discutido no encontro foi o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres com deficiência. Foi ressaltado a importância de considerar diferentes recortes, citando casos específicos de vulnerabilidade, como as mulheres surdas, cegas ou com deficiência intelectual. A violência, nesses casos, torna-se uma flagrante violação dos direitos humanos, exigindo medidas urgentes.

No âmbito acadêmico, o evento abordou o acolhimento de estudantes com deficiência de baixa renda na Universidade de Brasília. Três alunos compartilharam depoimentos tocantes sobre as barreiras enfrentadas na instituição, desde obstáculos físicos, como escadas e falta de piso tátil, até desafios relacionados a materiais didáticos e canais de comunicação.

“Inclusão é garantir o direito à acessibilidade por meio de políticas públicas”, destacaram os estudantes, sintetizando a necessidade de ações concretas para assegurar que pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, ao trabalho e a todos os espaços sociais.

A 135ª reunião do CONADE reforçou a importância do diálogo contínuo e da implementação de políticas efetivas para a promoção da inclusão e garantia dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)