Workshop sobre a NR-38 aprofunda debate sobre adequações necessárias para proteção dos trabalhadores nas Áreas Verdes

 Workshop sobre a NR-38 aprofunda debate sobre adequações necessárias para proteção dos trabalhadores nas Áreas Verdes

Impactos da NR-38 na vida dos trabalhadores e das empresas foram discutidos no SIEMACO-SP – Fotos: Alexandre de Paulo

O SIEMACO-SP e o SindVerde uniram esforços na realização de um workshop fundamental para esclarecer pontos cruciais da NR-38, especialmente voltados para empresas que atuam nas Áreas Verdes. O evento, realizado na sede do sindicato nesta quinta-feira (23), teve como principal propósito a ampliação do entendimento sobre essa norma regulamentadora, visando aprimorar as práticas laborais e garantir maior proteção à saúde dos trabalhadores.
O encontro contou com a presença de Carolina Rodrigues, coordenadora de Áreas Verdes da DZU, Osmário Ferreira, Secretário Executivo de Limpeza Urbana de São Paulo (Selimp) e Rita de Cássia de Bastos, presidente do SindVerde, que contribuíram com suas perspectivas e experiências no setor.
Dentre os participantes estavam as advogadas patronais Roberta Carvalho e Joelma Franco (SindVerde), além de representantes das empresas Florestana, Corpotec, Demax, Potenza, Era Técnica, Monte Azul, Trajeto, A Tonanni e Molise, que enriqueceram o debate com suas visões empresariais.
Os palestrantes João Capana, coordenador do Grupo de Trabalho Tripartite e presidente do SIEMACO Ribeirão Preto, e Gabriel Amadeu, assessor do Grupo de Trabalho Tripartite e engenheiro de Segurança do Trabalho no SIEMACO-SP, compartilharam suas percepções e conhecimentos acerca da NR 38, oferecendo insights valiosos sobre sua implementação e impacto nos ambientes de trabalho.
O evento, que também contou com a presença do presidente da CONASCON e diretor tesoureiro do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, dos diretores do SIEMACO SP – Silvana Souza, Daniela Sousa, Márcia Adão, Andreia Ferreirinha, Elmo Nicácio (Lagoa), Nilson Ferreira (Kbeça), Wagner Antonelli, Fábio Cruz, Roberval dos Santos (Soldado) e Reimon Matos, assim como dos assessores do sindicato, demonstrou a relevância do tema para a categoria e a determinação em buscar melhorias significativas para os trabalhadores.
O presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, ressaltou a importância da NR-38, destacando que sua aplicação traz benefícios significativos para os trabalhadores, proporcionando maior proteção e representatividade nas bases. Ele também enfatizou a extensão desse debate para outros setores, como as áreas verdes, especificamente no trabalho de poda de árvores, como um passo crucial para encontrar soluções que efetivamente beneficiem os trabalhadores.
Por sua vez, o Secretário Executivo da Selimp, Osmário Ferreira, salientou a relevância de se preocupar não apenas com as normas e regulamentos laborais, as quais são legitimamente defendidas pela NR-38, mas acima de tudo com a saúde, segurança e bem-estar de todos os envolvidos. Ele expressou o compromisso do serviço público em assegurar o melhor para a sociedade, evidenciando o esforço contínuo da Selimp em proporcionar condições ideais no ambiente de trabalho.
O workshop sobre a NR 38 representou um marco no direcionamento das discussões sobre a segurança e proteção dos trabalhadores nas áreas verdes, além de evidenciar a importância da cooperação entre sindicatos, empresas e órgãos públicos para a construção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)