Químicos Unificados lançam Observatório de Combate ao Assédio no Trabalho em Valinhos

 Químicos Unificados lançam Observatório de Combate ao Assédio no Trabalho em Valinhos

Foi lançado nesta quinta-feira (7), no Centro de Formação e Lazer dos Químicos Unificados (CEFOL), situado em Valinhos (SP), o “Observatório de Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho dos Químicos Unificados”. O evento contou com a presença de autoridades, representantes sindicais, entre eles o SIEMACO São Paulo, e especialistas no assunto. 

A abertura teve a presença de Nilza Pereira, secretária geral da Intersindical; Pedro Tourinho, presidente da Fundacentro e representantes da Confederação Nacional dos Químicos (CNQ), entre outras autoridades destacadas no setor. A diretora Maria Silva, representante da Comissão de Combate ao Assédio do SIEMACO-SP, também marcou presença, junto com Jaudenir da Silva Costa, coordenador do Núcleo de Combate à Discriminação da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo (SRTb-SP). 

O lançamento oficial do Observatório é uma iniciativa que promete ser um divisor de águas na garantia de ambientes laborais seguros e saudáveis para os trabalhadores do setor. 

No encontro foram discutidas ações sindicais possíveis na área da saúde do trabalhador. Remigio Todeschin, da Federação dos Químicos SP; André Alves, dos Químicos de Campinas; Alana da Silva Ferreira, dos Químicos de Osasco; Glória Nozella, dos Químicos de Campinas, e Roberto Ruiz, assessor em Saúde do Trabalhador, compartilharam suas visões e propostas para enfrentar esse desafio. 

A palestra do Dr. Roberto Heloani sobre “O Assédio Moral na Atualidade: como Estamos”, trouxe uma análise profunda e atualizada sobre esse tema sensível que afeta inúmeras vidas no ambiente de trabalho. 

Em seguida o Dr. Vinícius Cascone, advogado dos Químicos Unificados, abordou os “Aspectos Jurídicos e Judiciais Relacionados ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho”, oferecendo uma perspectiva crucial, sob a ótica da lei, para entender as medidas e direitos disponíveis para os trabalhadores. 

Após as apresentações, o evento abriu espaço para debates aprofundados e enriquecedores, promovendo uma troca de ideias entre os presentes e possibilitando a construção de novos entendimentos sobre o tema. 

Durante o almoço, servido no próprio CEFOL, Maria Silva, diretora e representante do SIEMACO-SP na Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual, expressou sua emoção diante da união e engajamento dos presentes: “Maravilhoso ver pessoas tão queridas e atuantes no combate ao Assédio Moral; fiquei muito emocionada em lembrar de nossa mentora Margarida Barreto, líder e exemplo nessa luta para todos nós; estamos alertas e cada vez mais unidos contra esse mal”, disse. 

O evento, além de marcar o lançamento do Observatório, demonstrou a determinação e solidariedade dos envolvidos na luta contra o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Essa iniciativa não apenas promove a conscientização, mas também representa um passo significativo na busca por ambientes laborais mais justos, seguros e respeitosos para todos os trabalhadores e trabalhadoras. 

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)