Educador social reencontra irmão catador de latinhas após 15 anos em base de apoio no Carnaval de Salvador

 Educador social reencontra irmão catador de latinhas após 15 anos em base de apoio no Carnaval de Salvador

Joaquim Donato dos Santos, 36, e Vitor Silva Santos, 42, trocaram um caloroso abraço – Fotos: Bruno Concha/Secom PMS/Divulgação

Um emocionante e improvável reencontro entre irmãos que não se viam há quase duas décadas marcou o Carnaval de Salvador (BA) deste ano. Vitor da Silva, 42 anos, catador de materiais recicláveis, e Joaquim Donato dos Santos Júnior, 36 anos, educador social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, finalmente se reencontraram após uma busca de 15 anos. O último encontro havia sido no enterro do pai deles, em 2009.

O momento do reencontro aconteceu na manhã de sexta-feira (9), durante o segundo dia de folia na capital baiana. Vitor, que trabalhava como vendedor ambulante e catador durante o Carnaval, decidiu visitar a base do Dois de Julho para tomar um café. Ao chegar lá, reconheceu a voz de Joaquim, que estava no primeiro dia de plantão do Catafolia, uma base de apoio montada pela Prefeitura de Salvador para catadores de materiais recicláveis.

O abraço entre os dois foi longo e emocionado, com lágrimas de felicidade. “Eu tive esse privilégio de encontrá-lo depois de 15 anos. O último momento que nos encontramos foi em 2009, no enterro de nosso pai. Foi um momento de tristeza, mas graças a Deus nos reencontramos depois de muita busca minha por ele”, contou Joaquim.

O Catafolia, onde ocorreu o reencontro, é uma das duas bases de apoio montadas pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) para catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis durante o Carnaval de Salvador. Cada espaço disponibiliza 400 vagas por dia e oferece café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, além de sanitários químicos e atendimento médico.

“O que está tendo um significado maior na minha vida hoje é, primeiramente Deus e depois a minha família. Ele me reencontrou neste lugar. Eu nunca imaginei que fosse encontrar com ele aqui dentro, uma pessoa que trabalha com outras que vivem nas ruas. Ele tem esse olhar cuidadoso para quem vive na rua e isso é muito importante, pois quem vive na rua também é ser humano”, disse Vitor.

História de Superação

A vida de Vitor foi marcada por muitos desafios. Criado por uma tia após a morte de sua mãe no parto e a falta de cuidado do pai, Vitor enfrentou períodos difíceis, incluindo o alcoolismo. No entanto, há nove anos, conheceu sua esposa, o que marcou o início de uma nova fase em sua vida.

Joaquim e Vitor são os únicos filhos sobreviventes de seu pai, tendo perdido dois irmãos de forma trágica. A busca por Vitor foi um dos motivos que levaram Joaquim a trabalhar como educador social. Mesmo após tentativas sem sucesso de encontrá-lo em diversos lugares, Joaquim finalmente o reencontrou durante seu trabalho no Catafolia.

Os dois irmãos agora planejam manter-se unidos e fortalecidos. O encontro emocionante durante o Carnaval de Salvador é uma história de superação e união familiar que inspira a todos.

Bases de Apoio no Carnaval

A Prefeitura de Salvador, por meio da Sempre, montou duas bases de apoio para catadores de materiais recicláveis durante o Carnaval. Além de oferecer alimentação, sanitários e atendimento médico, as bases proporcionaram um momento especial ao reunir dois irmãos após 15 anos de separação.

A gerente de abordagem social, Ivana Santos, expressou sua gratidão por ter sido parte desse momento único, destacando a importância do trabalho social na comunidade e nas vidas das pessoas. O reencontro de Joaquim e Vitor é um exemplo tocante de como o serviço social pode fazer a diferença na vida das pessoas.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP), com informações de Priscila Machado/Secom PMS; Fotos: Bruno Concha/Secom PMS/Divulgação