Pinacoteca de São Paulo oferece entrada gratuita para visitantes aos sábados

 Pinacoteca de São Paulo oferece entrada gratuita para visitantes aos sábados

Fachada do prédio da Pinacoteca de São Paulo, na praça da Luz – Foto: Isabella Matheus/Pinacoteca de São Paulo

Uma ótima notícia para os amantes da cultura e do lazer na cidade de São Paulo! É isso mesmo, trabalhador e trabalhadora da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação: a Pinacoteca de São Paulo, um dos museus mais importantes e prestigiados da cidade, oferece entrada gratuita aos sábados. Aproveite a oportunidade para explorar suas galerias, incluindo a Pina_Luz e a Pina_Estação.

Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade. Localizada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, a instituição abriga um acervo que destaca a produção artística brasileira do século XIX até os dias atuais.

Com quase 10 mil obras, a Pinacoteca conta com importantes artistas da cidade, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Além disso, desde 2004, parte do programa de exposições temporárias acontece na Pina_Estação, que foi totalmente reformada e incorporada à Pinacoteca.

Localizado no Largo General Osório, o edifício da Pina_Estação abrigava originalmente armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. No térreo, você pode visitar o Memorial da Resistência de São Paulo, dedicado a preservar as memórias da resistência e repressão política do Brasil republicano.

SERVIÇO:

Endereços:

  • Pina Luz, Praça da Luz, 2
  • Pina Estação, Lg. General Osório,66
  • Pina Contemporânea, Av Tiradentes, 273
    O trajeto entre os edifícios pode ser feito caminhando

Horários de funcionamento:

  • De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h); nesses dias é necessário comprar ingresso.
  • Quintas-feiras B3 com horário estendido e gratuito somente na Pina Luz: das 10h às 20h (entrada gratuita a partir das 18h)
  • Aos sábados, a entrada é gratuita para todas as pessoas, nos três edifícios. – Para o Memorial da Resistência, retirar ingresso gratuito no local. Não é necessário reserva prévia.

Como chegar

O acesso mais fácil à Pinacoteca de SP é feito pela Estação da Luz, via trem da CPTM ou Metrô de SP.

Veja todas as formas de chegar ao local. CLIQUE AQUI.

Atenção!
Para que todas as pessoas possam acessar as exposições dentro do horário de funcionamento do museu, e para respeitar o número de visitantes simultâneos permitido no prédio, a Pinacoteca informa que poderá antecipar o encerramento da venda de ingressos na bilheteria.

A programação completa pode ser conferida no site do Museu CLIQUE AQUI.
Não perca essa oportunidade de explorar a riqueza cultural da nossa cidade!

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)