Sustentabilidade na Higiexpo 2024: floresta em pé compensará área do evento

 Sustentabilidade na Higiexpo 2024: floresta em pé compensará área do evento

No Dia do Meio Ambiente, mudas de árvores foram distribuídas no Parque da Cidade – Foto: Bruno Concha/Secom/Divulgação

A Higiexpo 2024, 28ª Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental, marcada para os dias 13, 14 e 15 de agosto deste ano, surpreende ao unir tecnologia e práticas sustentáveis. O evento, considerado o maior da América Latina em seu segmento, aderiu à iniciativa inovadora do BioCrédito por m², comprometendo-se a compensar cada metro quadrado de estande com o plantio de um metro quadrado de floresta em pé.

“Esse evento é de extrema importância para o mercado, para as empresas e consequentemente para os trabalhadores, por isso o SIEMACO São Paulo faz questão de participar anualmente, ” disse André Santos Filho, presidente do SIEMACO-SP.

A feira, que ocorrerá no São Paulo EXPO, não apenas inova na compensação ambiental, mas também traz uma série de iniciativas sustentáveis desde a concepção do evento, fundamentadas nos pilares ambiental, social e de governança do ESG.

Denise Cruz, diretora-executiva da Abralimp, ressalta que as metas para a Higiexpo 2024 visam patamares mais elevados, alinhadas com as ações da entidade e de seus associados. A contratação de fornecedores também privilegiará aqueles alinhados com os propósitos ESG.

Rafael Vaisman, fundador da We Stand, plataforma que oferece soluções ESG para eventos, destaca que a equação do ESG exige a integração da tecnologia para ampliar, viabilizar e transformar as práticas no setor de eventos.

A Higiexpo utilizará a plataforma da We Stand com foco na governança, tornando-se a primeira feira a ter todos os expositores plugados à plataforma. A transparência e o acompanhamento das ações serão facilitados, culminando no Selo ESG Completo da We Stand.

A adesão à plataforma será opcional para os expositores, contando com apoio para orientações sobre layout, materiais e destinação dos recursos utilizados.

Além disso, na esfera social, os móveis e estruturas dos estandes serão destinados a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade. A “ilha social” proporcionará espaço para ONGs discutirem suas causas sustentáveis, promovendo o engajamento dos visitantes.

A Higiexpo 2024 terá uma “ilha ambiental”, onde empresas com adesão ao selo terão suas marcas ativadas. Para Guilherme Salla, diretor-adjunto de Sustentabilidade da Abralimp, a feira é uma vitrine do que é possível fazer em relação à sustentabilidade de forma saudável para as empresas.

Os resultados da edição anterior confirmam o compromisso do setor com a sustentabilidade. A neutralização de carbono, o aumento significativo de materiais recicláveis e a destinação adequada de itens descartados foram alguns dos destaques.

A Higiexpo 2024 se propõe a conectar o mercado da limpeza com a sustentabilidade, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar práticas inovadoras e soluções para uma limpeza mais sustentável. A Abralimp mantém canais de comunicação, como o Informe Higiexpo, para manter o público informado sobre as novidades e atividades da feira.

A Higiexpo 2024 promete ser um marco no setor, impulsionando práticas ESG e destacando o potencial transformador dos eventos corporativos e feiras de negócios para promover impactos positivos na sociedade.

SIEMACO-SP participa da 27ª Higiexpo, maior feira da Limpeza na América Latina, com estande e palestrantes durante o evento

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)