Após intervenção do SIEMACO-SP, trabalhadores conquistam espaço para alimentação e descanso

 Após intervenção do SIEMACO-SP, trabalhadores conquistam espaço para alimentação e descanso

Amplo, aconchegante e agradável, espaço é dividido em vários ambientes – Fotos: Divulgação/SIEMACO-SP

Em mais uma conquista significativa para os trabalhadores e trabalhadoras do setor de Asseio e Conservação, a inauguração do novo refeitório no Hospital e Maternidade São Luiz Star trouxe alívio e satisfação para o SIEMACO São Paulo. Uma visita ao espaço, amplamente aguardado pelos trabalhadores(as) que prestam serviços na instituição através da empresa Brasanitas, revelou um ambiente moderno e confortável, finalmente disponível para a merecida pausa para a refeição.

“Ficamos um ano todo pedindo para que os trabalhadores tivessem um refeitório e agora, finalmente, saiu. Estou encantada, ficou muito bonito e aconchegante”, expressou com entusiasmo a diretora-responsável pela subsede Santo Amaro, Daniela Sousa.

A criação do novo espaço de refeição surge como resposta a um longo período de reivindicações por parte do SIEMACO-SP e dos próprios trabalhadores. Segundo relatos, a empresa Brasanitas não vinha cumprindo com as obrigações convencionais e legais, desrespeitando a norma regulamentadora n° 24, que estabelece condições mínimas de conforto e segurança nos locais de trabalho.

“Tínhamos encaminhado ofício à empresa Brasanitas, que não vinha cumprindo com a obrigação convencional e a legislação, tal qual determina a norma regulamentadora n° 24”, destacou Daniela Sousa.

A situação dos trabalhadores(as) era preocupante, conforme apurado pelo SIEMACO-SP. Mesmo fornecendo o vale refeição, a empresa proibia o acesso ao refeitório, obrigando os funcionários a guardarem suas marmitas em armários impróprios e a realizarem suas refeições às vezes sentados no chão, nos corredores da instituição.

“Pouco mais de um ano depois, tudo foi resolvido”, afirmou com satisfação Daniela Sousa, ressaltando o empenho e a persistência do SIEMACO-SP em garantir os direitos dos trabalhadores.

O novo refeitório representa não apenas um espaço físico melhor para descanso e alimentação, mas também uma conquista significativa para todos os trabalhadores do setor, reafirmando a importância da luta sindical na defesa dos direitos trabalhistas.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)