Eleição da CIPA no Hospital São Luiz Morumbi reflete engajamento dos trabalhadores

 Eleição da CIPA no Hospital São Luiz Morumbi reflete engajamento dos trabalhadores

No dia 27 de março, os trabalhadores do Hospital São Luiz Morumbi, que prestam serviços no local contratados pela empresa Brasanitas, realizaram a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Com a presença de dois representantes do SIEMACO São Paulo, Rodrigo Freschi (assessor) e Flávio Silva (coordenador), ambos da sede em Santo Amaro, a votação ocorreu de maneira transparente e participativa, refletindo o compromisso mútuo entre empresa e trabalhadores com a segurança e o bem-estar no ambiente de trabalho.

Com um quadro de 142 funcionários, a gestão 2024/2025 da CIPA assume a responsabilidade de zelar pelo cumprimento das regras estabelecidas pela Norma Regulamentadora NR-5, garantindo um ambiente laboral seguro e saudável para todos.

Os resultados das eleições revelaram a expressiva participação dos funcionários, com um total de 83 votantes, evidenciando o engajamento da equipe.

Regiane Teresa Carreiro Lima obteve a maior votação, com 16 votos, seguida por Luciana S. Almeida, com 14 votos, e Marco Antonio Prevato, com 13 votos, que compõem os novos titulares da CIPA. Cleusa Maria Da Silva, Maria Clemilda Pereira e Michele Da Costa Moraes também foram eleitas como suplentes, obtendo 7, 6 e 6 votos, respectivamente.

Em caso de empate, a norma estabelece que assumirá o candidato com maior tempo de serviço no estabelecimento, reforçando a importância do conhecimento e da experiência na gestão dos processos de prevenção de acidentes.

Por outro lado, mesmo não alcançando a eleição, Gabriel Pereira Santos e Gabriel Cerqueira da Silva receberam 5 e 4 votos, respectivamente, demonstrando o reconhecimento de seus pares quanto à sua capacidade de representação. Maria Ap. Sousa Segundo, com 2 votos, também participou do processo democrático.

Além disso, é importante ressaltar que 10 votos foram nulos ou brancos, refletindo o exercício pleno da democracia por parte dos eleitores. Com um total de 142 funcionários aptos a votar, a participação ativa na escolha dos representantes evidencia o comprometimento da equipe com as questões de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Assim, a eleição da CIPA no Hospital São Luiz Morumbi não apenas cumpriu com as formalidades legais, mas também demonstrou o comprometimento e a participação ativa dos trabalhadores na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)