Trabalhadores da Onet Brasil elegem novos cipeiros na Linha 1 Azul do Metrô de São Paulo

 Trabalhadores da Onet Brasil elegem novos cipeiros na Linha 1 Azul do Metrô de São Paulo

No último dia 10 de abril, os trabalhadores da empresa Onet Brasil, responsáveis pelos serviços de asseio e conservação na Linha 1 Azul do Metrô da cidade de São Paulo, contando com o apoio e a organização da equipe do Transporte do SIEMACO-SP, participaram de mais uma eleição e apuração da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) gestão 2024/2025. Os assessores Jânio Silva e Sérgio Marciano acompanharam todo o pleito.

A CIPA, abreviação para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é uma instância fundamental em ambientes de trabalho, cujo papel principal é zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores. Composta por representantes dos empregados e do empregador, a CIPA tem como objetivo identificar riscos, propor medidas de prevenção e conscientizar sobre a importância das normas de segurança no ambiente de trabalho.

Neste processo eleitoral, cerca de 150 pessoas estavam aptas a votar e, ao todo, 15 candidatos se apresentaram para disputar as seis vagas disponíveis, sendo quatro titulares e dois suplentes, demonstrando um alto índice de participação e engajamento por parte dos trabalhadores.

O resultado final da eleição revelou os seis eleitos para compor a CIPA, sendo eles:

Ivo Moreira foi eleito 1º titular, com 28 votos, seguido por Elaine Cristina Matioli, 2ª titular, com 18 eleitores. Adriana da Silva Gomes foi eleita como 3ª titular, recebendo 14 votos e Jaqueline Carlos de Almeida assegurou a 4ª titularidade, contabilizando 13 votos.

Além dos titulares, dois suplentes foram eleitos para completar a composição da CIPA: Valdir Ribeiro da Silva e Vanusa Souza da Silva, ambos com 9 votos, foram eleitos como 1º e 2º suplentes, respectivamente.

A eleição e posterior composição da CIPA na Linha 1 Azul do Metrô de São Paulo para a gestão 2024/2025 representa não apenas um exercício de democracia interna, mas também um compromisso conjunto com a segurança e bem-estar dos trabalhadores. A atuação desses representantes será fundamental na identificação e mitigação de riscos, garantindo um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e saudável para todos os trabalhadores da empresa Onet Brasil.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)