Chamadas de emergência no Android agora compartilham localização para agilizar resgates

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde/Divulgação/Abr
As ligações para serviços de emergência como polícia, bombeiros e Samu agora terão a localização do chamador compartilhada automaticamente, informa a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão que regula e fiscaliza serviços de telecomunicações no Brasil. O recurso funciona em celulares com Android 5.0 ou superior e é fruto de uma parceria entre a Anatel e o Google.
Chamado de Serviço de Localização de Emergência (ELS), o sistema promete tornar os resgates mais rápidos e precisos. Segundo a Anatel não é preciso instalar nenhum aplicativo extra — a tecnologia já vem ativada nos aparelhos compatíveis.
A Anatel garante que a privacidade dos usuários será preservada. A localização só é enviada em chamadas de emergência, sem armazenar ou acessar outros dados.
O serviço usa a internet para transmitir a posição do usuário, mesmo em locais com sinal fraco. Segundo a agência, a novidade deve agilizar o atendimento e salvar mais vidas.
“O socorro do Samu começa na ligação, quando as primeiras orientações são passadas para ajudar a vítima”, destacou o comunicado da Anatel.
*Com informações da Agência Brasil, editadas por Alexandre de Paulo (Mtb – 53.112-SP). Foto: Breno Esaki/Agência Saúde