SIEMACO-SP realiza três palestras em SIPAT na estação Anhangabaú

 SIEMACO-SP realiza três palestras em SIPAT na estação Anhangabaú

Os cerca de 80 trabalhadores da Guima Conseco, responsáveis pela limpeza da linha Vermelha do Metrô, iniciaram na manhã desta terça-feira (07), na sala de treinamento do local, a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O SIEMACO São Paulo participou do evento, levando informação focada em autocuidado, através das equipes de Transportes, liderada pelo diretor Nilson Ferreira (Kbçca), e Noturna, liderada pelo diretor Danilo de Jesus.

A SIPAT prevê várias ações durante sua semana de realização, com o objetivo de promover a segurança e saúde no trabalho, bem como a qualidade de vida dos colaboradores. Exemplos incluem saúde mental, primeiros socorros, direção defensiva, prevenção de acidentes, ergonomia, alimentação saudável e prevenção de doenças. O SIEMACO-SP realizou três palestras no mesmo dia, às 10h, 15h e 22h.

Para reforçar esses temas, promovendo discussões sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e os riscos e excessos causados pelo uso de álcool e outras drogas, o sindicato levou a diretora Andrea Ferreirinha para o evento. A sindicalista usa uma linguagem informal, que quebra preconceitos, em suas palestras. “Se formos sérios e muito formais, vai assustar as pessoas. O assunto é sério, mas deve ser abordado com leveza, para que as pessoas se conectem conosco. E assim a gente sempre termina com muitas risadas e as pessoas querem saber mais e mais conscientes das suas responsabilidades”, explica a sindicalista, que já trabalha os temas nas categorias que o sindicato representa há mais de uma década.

Ao final de cada palestra, os trabalhadores participaram de sorteio de itens de casa, realizados de forma descontraída e com a participação das equipes de assessoria. “O Sindicato Cidadão tem esse compromisso de tornar a vida dos trabalhadores melhor. E esse clima de descontração e felicidade deixa o ambiente de trabalho mais feliz. Nossas categorias se sentem acolhidas e realmente representadas por nós”, afirma Nilson Ferreira.

A última palestra de Ferreirinha, às 22h, fechou a participação do SIEMACO-SP nas palestras da SIPAT, mas o diretor Danilo afirma que o acompanhamento do evento continua. “Estamos sempre aqui, fiscalizando e visitando nossa categoria, para que eles tenham a certeza dos seus direitos e que estamos aqui para defendê-los”, reforça.