SIEMACO-SP marca presença na posse da CONASCON em São Paulo; presidente André Santos Filho destaca parceria

Evento no Centro de São Paulo contou com mais de cem lideranças sindicais e políticas – Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP
O hotel San Rafael, na região central da capital, sediou nesta segunda-feira (19) a solenidade de posse da nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes (CONASCON) para o mandato 2025–2029, que contou com mais de cem lideranças sindicais e políticas. O SIEMACO São Paulo, filiado à entidade, levou toda a sua diretoria e membros da equipe ao local, reforçando seu papel central na articulação nacional da categoria.
André Santos Filho, presidente do SIEMACO-SP, compareceu no evento junto a outros membros do sindicato. Entre eles, a secretária-geral Márcia Adão, reeleita para a diretoria executiva da CONASCON. Também estiveram presentes os diretores Elmo Nicácio, Daniela Sousa, Nilson Ferreira, Silvana Souza, Andrea Ferreira, Maria Aparecida Silva, Wagner Antonelli, Danilo de Jesus, Roberval Santos e Reimon Nascimento.
Ao lado de Moacyr Pereira, diretor Tesoureiro do SIEMACO-SP e reconduzido à presidência da CONASCON, integraram a mesa os diretores Manasses Oliveira — que também preside a Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (FEACONSPAR) e a União Geral dos Trabalhadores do Paraná (UGT-PR), Henrique Fermiano – presidente da Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio Grande do Sul (FEEAC/RS), Ana Cristina Duarte, secretária de Diversidade Humana da UGT Nacional, e Maria Donizeti Alves, presidente do SIEMACO Ponta Grossa (PR).
Entre os nomes que compuseram a mesa de honra estavam o vereador pela cidade de São Paulo Fábio Riva (MDB), líder do governo na Câmara; o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah; o ex-deputado federal, vice-presidente do SIEMACO-SP e presidente da FEMACO, Roberto Santiago; o presidente do sindicato patronal do asseio de São Paulo (SEEAC SP), Rui Monteiro; e o presidente do sindicato patronal do Controle de Pragas (SINDPRAG), Antônio França.
Em seu discurso de posse, Moacyr Pereira agradeceu a confiança das entidades filiadas e reiterou o papel da CONASCON na defesa do setor. “Precisamos oxigenar o sindicalismo, com mulheres e jovens em cargos de liderança. Também vamos investir cada vez mais em qualificação e estratégias conjuntas para fortalecer nosso setor e os direitos trabalhistas. Agradeço pela recondução e afirmo que estamos ainda mais preparados para os desafios, sobretudo na defesa da democracia nas eleições de 2026”, disse Moacyr, deixando claro o chamado político para as próximas eleições.
Ricardo Patah foi breve em sua fala, mas reforçou o apoio da central sindical à diretoria da confederação. “Parabéns aos amigos e amigas da CONASCON. É sempre bom estar com vocês, que fazem um trabalho exemplar em defesa dos trabalhadores. Estarei sempre ao lado de vocês.”
O ex-deputado Roberto Santiago também parabenizou Moacyr e propôs reflexões sobre os rumos do movimento sindical. “Parabéns ao meu amigo Moacyr, que representa com firmeza nosso setor nacionalmente. Temos uma longa trajetória juntos. Acredito que é hora de reavaliar as relações sindicais, inclusive discutindo a fusão de pequenos sindicatos como estratégia de fortalecimento”, colocou, instigando os presentes.
Representando o Legislativo municipal e o Executivo da capital, o vereador Fábio Riva se colocou à disposição da entidade. “Lutamos e conseguimos a folga de fim de ano para os coletores. Estamos discutindo as licitações de terceirizados da limpeza na capital e sabemos que São Paulo é referência para outros municípios. Moacyr, conte com este mandato para apoiar os trabalhadores dos serviços essenciais”, reforçou o vereador.
De acordo com a diretoria da confederação, a reeleição da chapa da CONASCON reafirma o compromisso da entidade com um sindicalismo combativo, moderno e alinhado às necessidades reais dos trabalhadores – visão compartilhada pelo SIEMACO São Paulo, reforçando sua visão vanguardista. “O novo mandato, que se estende até 2029, tem como missão fortalecer as entidades filiadas, ampliar conquistas e manter a confederação como uma voz ativa nos debates nacionais e internacionais”, colocou a confederação.
*Por Fábio Lopes (MTb 81.800/SP) — Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP (MTb 53112/SP)




















































































































