SIEMACO-SP participa da 1ª Conferência Estadual dos ODS e defende valorização do trabalhador
O SIEMACO São Paulo marcou presença na 1ª Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada nesta segunda-feira (18) no campus Barra Funda da Uninove, na zona oeste da capital paulista.
O evento, organizado pela Comissão do Clima e Biodiversidade da OAB-SP em conjunto com o Movimento Nacional ODS de São Paulo, reuniu representantes da sociedade civil, sindicatos, movimentos sociais, universidades e do setor produtivo para debater políticas públicas alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A delegação do SIEMACO-SP contou com a participação de dirigentes e assessores das equipes Norte e Oeste. Estiveram presentes a diretora Maria Silva e os assessores Raphael Araujo, Luciana Jorge e Rafael Silva (Norte). A equipe Oeste foi integrada pelos assessores Herik Neri e Marcelo Romero.
“A nossa participação nesta conferência reforça o papel estratégico das categorias da limpeza urbana e do asseio na engrenagem da sustentabilidade das grandes metrópoles”, afirmou a diretora Maria Silva.
Para a dirigente, as discussões promovidas no encontro dialogam diretamente com a rotina de direitos defendida pelo sindicato. “Trabalho decente, inclusão social e preservação ambiental andam juntos. Não há como pensar em um futuro sustentável para o estado de São Paulo sem garantir a valorização e a proteção dos trabalhadores terceirizados, que estão na linha de frente do cuidado com as nossas cidades”, completou.
Ao longo do dia, o público acompanhou apresentações culturais, uma palestra magna e se dividiu nos grupos de discussão organizados por seis eixos temáticos. Os eixos serviram de base para a elaboração e a votação de propostas que abordam os gargalos socioambientais do estado.
No fim da tarde, as plenárias finais consolidaram o caderno de propostas paulistas e elegeram os delegados regionais que representarão o estado na etapa federal da conferência, prevista para ocorrer em Brasília entre o fim de junho e o início de julho. Coordenado pela Comissão Nacional dos ODS (CNODS), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, o processo busca unificar as demandas locais para subsidiar as metas de desenvolvimento do país nos próximos anos.
Por Alexandre de Paulo (MTb 53112/SP); Fotos: Assessoria de Base/SIEMACO-SP







