SIEMACO-SP participa da 10ª Oficina de Formação 2022 – UNI Rede Mulheres Brasil

 SIEMACO-SP participa da 10ª Oficina de Formação 2022 – UNI Rede Mulheres Brasil

Membros das delegações posam para foto no último dia do evento – Foto: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP

Teve início na manhã da última sexta-feira (15) e continuou no sábado (16), no Centro de Lazer dos Comerciários, em Praia Grande (SP), a 10º Oficina de Formação 2022, organizada pela Rede UNI Mulheres Brasil, com apoio do SIEMACO-SP e do Sindicato dos Comerciários. Entre os debates do dia foi discutido a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) #Ratifica190Já, que busca erradicar a Violência e o Assedio no ambiente de trabalho, na qual os sindicatos têm papel fundamental, pela advogada Phamela Godoy.

Participaram da abertura Márcia Adão, Secretária Geral do SIEMACO-SP, Cristiane Nascimento, vice-presidente da UNI Américas Mulheres, Andrea Garcia, Rede UNI Américas, Fernanda Lopes (CUT) e Ricardo Patah, presidente da UGT.

Entre várias discussões, Márcia Adão comandou a mesa e falou sobre sua participação como conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). “Nesse conselho tem o governo e a sociedade civil, representantes de várias áreas. É sempre uma experiência muito enriquecedora e que levamos para dentro do sindicalismo. Discutir os direitos e desafios das pessoas com deficiência também faz parte da responsabilidade social sindical”, disse.

A abertura do primeiro painel foi feita por Cenise Monteiro e Andrea Garcia, com mediação de Márcia Adão. Jandyra Uehara (CUT) palestrou sobre “Violência Política de Gênero”. Na sequência foi realizado debate e aberto a perguntas.
Na parte da tarde, após o almoço, o 2º painel começou com uma experiência sensorial, em que os participantes não deficientes subiram de elevador e entraram no auditório com os olhos vendados, para vivenciar na pele as dificuldades experimentadas pelos deficientes visuais. A diretora do SIEMACO-SP, Silvana Souza, orientou os participantes e abordou o trabalho de inclusão realizado no sindicato. “Trabalhamos em parceria com a Câmara Paulista de Inclusão e somos apoiadores da Lei de Cotas. Inclusive terá um evento ao vivo, dia 22 de junho, sobre o direito de todas as pessoas ao mercado de trabalho. Queremos conscientizar pessoas e empresas da importância de abrirmos portas para programas de inclusão PcD”, colocou.

A oficina “Diversidade, Inclusão e Violência foi conduzida por Phamela Godoy. A diretora do SIEMACO-SP, Maria Silva, falou sobre o projeto “Mães Pela Diversidade”, da qual faz parte. “Quando eu encontrei o ‘Mães pela diversidade’ percebi que não estava sozinha para defender minhas filhas e a luta se fortaleceu. Nossos filhos sofrem diariamente, sofrem violência física e psicológica da sociedade. E nós precisamos nos unir para combater esse preconceito”, colocou Maria, emocionada.

A também diretora do SIEMACO-SP, Andrea Ferreira, abordou a contratação de pessoas trans nas empresas, lembrando que o próprio sindicato fez contratação nesse sentido. “A gente precisa inserir a população trans no mercado de trabalho, pois essas pessoas sofrem demais pelo preconceito e acabam sendo marginalizadas. Fazemos uma trabalho sindical para dar oportunidade ao público trans, para que eles tenham mais perspectiva”, completou Andrea.

Houve distribuição de brindes, sorteio e o encerramento ficou a cargo de Bárbara Constantino, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que ministrou a “Oficina de Mídias Sociais”.

No sábado (16), segundo dia do evento, o primeiro painel de debates foi mediado por Rosilana Gouveia (Comerciários e Comitê Mulheres da UNI) e contou com a palestra “Mulheres e Tecnologias”, ministrada pelo professor universitário Ricardo Martins, do Sintetel. Também compôs a mesa a Socióloga Camila Ikuta (Dieese), que abordou o “Desemprego das Mulheres” no atual mercado de trabalho. Em seguida houve debate e perguntas da plateia.

Márcia Adão solicitou aos participantes fizessem sugestões de temas para serem abordados e debatidos no encontro do ano que vem e em seguida houve sorteio de brindes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *