Museu da Língua Portuguesa celebra o aniversário de São Paulo com entrada gratuita no dia 25

 Museu da Língua Portuguesa celebra o aniversário de São Paulo com entrada gratuita no dia 25

Exposição principal, mostra temporária, visita pelo prédio da Estação da Luz e a Estação Férias, totalmente grátis – Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa abre suas portas para um dia repleto de atividades culturais, exposições e visitas mediadas. Sob a gestão da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a instituição oferece entrada gratuita para todas as atividades neste feriado, proporcionando uma oportunidade única para os paulistanos e visitantes explorarem suas instalações.

Exposições e experiências para todas as idades

Durante o feriado, o Museu da Língua Portuguesa oferecerá entrada gratuita para a exposição principal e a mostra temporária “Essa Nossa Canção”. Os visitantes poderão mergulhar na riqueza e diversidade da língua portuguesa por meio de experiências imersivas e interativas, incluindo um início memorável no elevador.

A mostra temporária “Essa Nossa Canção” curada por Hermano Vianna e Carlos Nader, com consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, explora a relação entre a língua portuguesa e a música popular brasileira. Com músicas que abrangem diversos gêneros, desde piseiro até bossa nova, a exposição destaca a pluralidade do português falado no Brasil, com interpretações de artistas renomados como Teresa Cristina, Juçara Marçal e Gilberto Gil.

Atividades especiais e visitas mediadas

O Núcleo Educativo do Museu oferecerá duas visitas mediadas especiais neste 25 de janeiro. Às 10h e às 13h, a exposição principal será explorada na visita intitulada “Quem Civiliza Quem?”, destacando a pluralidade dos povos indígenas e sua influência no português falado no Brasil. Às 11h e às 15h, a visita “Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo” conduzirá os participantes por locais históricos da Estação da Luz, revelando a contribuição de engenheiros e arquitetos negros na construção da cidade.

Além disso, o Festival de Calçada, parte da programação da Estação Férias – Brincadeiras Musicais, oferecerá espetáculos como o Circo do Fubanguinho pela Trupe da Lona Preta e experiências lúdicas no Labirinto da Composição.

Informações práticas e continuidade na rotina

O Museu da Língua Portuguesa continuará suas atividades normais nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, com ingresso gratuito no sábado e a preço regular de R$ 20 (inteira) na sexta e no domingo. Crianças até 7 anos têm entrada gratuita em qualquer dia da semana.

Para mais informações sobre horários, preços e ingressos, acesse o site oficial do Museu.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa convida o público para uma viagem sensorial e subjetiva através do patrimônio imaterial que é a língua portuguesa. Utilizando tecnologia e suportes interativos, o museu apresenta a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, sendo a Organização Social de Cultura IDBrasil responsável por sua gestão.

Patrocínios e Parcerias

A Temporada 2024 do Museu conta com patrocínio máster da CCR, do Instituto Cultural Vale e da John Deere Brasil, além do apoio do Itaú Unibanco e do Grupo Ultra. Empresas como Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer, Verde Asset Management e Paramount Têxteis também colaboram, juntamente com os parceiros de mídia Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. A EDP é a patrocinadora máster da reconstrução do Museu, uma realização do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)