Caminhão de treinamento pretende habilitar trabalhadores da Limpeza Urbana para atuar como motoristas

Com o lema: “capacitar o trabalhador é cuidar da família”, o SIEMACO São Paulo e o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Setor Diferenciado de São Paulo (S.T.E.R.I.I.I.S.P.) apresentaram nesta segunda-feira (25), em visita à garagem da Loga Jaguaré, o caminhão de coleta de lixo que será utilizado no treinamento de futuros motoristas. Os sindicalistas se reuniram com a diretoria da empresa para apresentar o projeto. Segundo o diretor do SIEMACO-SP, Elmo Nicácio, o Lagoa, essa é uma forma de oferecer a possibilidade da progressão na carreira, tanto para o coletor quanto para o varredor.

“Haverá um instrutor capacitado e qualificado para dar as coordenadas corretas na condução do caminhão, além do acompanhamento de um técnico em segurança do trabalho e do apoio do pessoal da CIPA”, disse Lagoa.

No bate-papo na Loga foi abordado, entre outras coisas, a necessidade de estar sempre atento às normas de segurança e um dos pontos ressaltados foi o uso indevido de celular, tanto para falar quanto manusear o aparelho ao volante. O uso só é autorizado com o carro parado e em lugar seguro.

O veículo, um caminhão Volkswagen Constellation, modelo 19280, adaptado para treinamento, é exatamente o que é utilizado na coleta de lixo em São Paulo, explica Reinaldo Carias de Moraes, diretor do (S.T.E.R.I.I.I.S.P.).

“Este é um projeto para qualificar o gari, o varredor, a se tornar um motorista. Para isso ele deve entrar em contato com o sindicato que o representa e pedir para fazer o treinamento. Daí a gente entrega ele apto para fazer o teste de motorista. Começamos aqui pela Loga, mas haverá um itinerário em todas as garagens das empresas de coleta e varrição. É uma parceria entre as empresas, o sindicato dos rodoviários e o SIEMACO-SP”, disse Reinaldo.

O diretor Lagoa está entusiasmado com a novidade. “Penso que é de fundamental importância para o SIEMACO-SP e para os trabalhadores essa parceria, porque alimenta, de forma consistente, o sonho daqueles que desejam se tornar motoristas. A parceria acertou mais uma vez e tem tudo para ser um sucesso. Contribuir de alguma forma com isso tudo nos deixa muito, mas muito satisfeitos”, completou Lagoa.  

O presidente do (S.T.E.R.I.I.I.S.P.), Tore, também enalteceu a parceria. “Nosso objetivo é fazer o gari se tornar motorista, por isso ressaltamos a nossa parceria com o SIEMACO-SP; também queremos proporcionar cursos de reciclagem aos motoristas”, disse Tore.

“O cipeiro, que é o responsável pela segurança no ambiente de trabalho, também pode nos ajudar bastante nesse processo, por isso queremos trabalhar em sintonia com eles”, finalizou Tore. 

Diretores dos dois sindicatos, responsáveis pelas garagens Jaguaré e Vila Maria da Loga, participaram da reunião.  Pela empresa, o presidente Valnei Souza Nunes, o diretor administrativo e financeiro, Lucas Feltre, e o diretor operacional, Edson Stek, também estiveram presentes.

A Loga elabou um cartaz com as “Sete regras de Ouro”

  1. Veículos pesados somente devem ser conduzidos em marcha à ré quando o motorista estiver devidamente orientado por outro colaborador, em posição segura, certificando-se de que não tenham pessoas ou obstáculos atrás.

  2. Veículos pesados e máquinas, quando estacionados, devem estar desligados, sem a chave no contato e com calços.

  3. Nenhuma atividade não rotineira de alto risco pode ser realizada sem a Permissão de Trabalho Especial – PTE.

  4. Todo trabalho em altura somente deve ser realizado por colaborador capacitado, utilizando EPis adequados e seguindo as medidas de segurança estabelecidas.

  5. Sempre efetuar os devidos bloqueios de energia e sinalização, através de travamento e etiquetagem em trabalhos que envolvam energias perigosas.

  6. Não permanecer abaixo ou no campo de ação de qualquer carga/parte suspensa ou elevada hidraulicamente.

  7. É proibido utilizar celulares, aparelhos de comunicação e/ou fones de ouvido enquanto estiverem dirigindo ou desempenhando outras atividades que exijam atenção. Esteja seguro para isto.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)