Curso de Copa Básica de Escritório vai muito além de servir o cafezinho

 Curso de Copa Básica de Escritório vai muito além de servir o cafezinho

A Central de Cursos do SIEMACO São Paulo ministrou nesta terça-feira (2), por intermédio da Instrutora de Treinamentos Renata Ketendjian, o “Treinamento Básico de Copa de Escritório”, curso destinado a todas as pessoas que têm interesse em ingressar na profissão e curiosidade quanto às funções exercidas. A aula aconteceu na sala de treinamento, na sede do sindicato.

A Instrutora Renata explica que gosta de separar o curso em três módulos: comportamental, técnico e prático. “Ser copeira(o) é entender que você atenderá um público diverso, todos os dias, o tempo todo – por isso o módulo comportamental é que orienta quanto ao tratamento adequado. Na parte técnica apresento a rotina da copa com organização, limpeza, pedido de materiais, vestimenta, entre outros e, no módulo prático, os alunos aprendem a servir em reuniões, preparo e tipos de cafés, montagem de bandeja e serviços esporádicos, como coffee break, almoços e eventos. É nesse momento que os alunos perdem o medo de colocar a mão na massa e, de fato, aprendem que ser copeira(o) não é somente servir café, mas é uma profissão complexa e apaixonante”, disse.

Renata Ketendjian – instrutora do “Treinamento Básico de Copa de Escritório” – Foto: Alexandre de Paulo

Katia Regina Cambuí (à dir), aluna do “Treinamento Básico de Copa de Escritório” – Foto: Alexandre de Paulo

Segundo Renata a pandemia demandou que ficássemos afastados por um tempo e, mesmo assim, o SIEMACO-SP disponibilizou alguns treinamentos online para que os alunos não ficassem sem orientação durante esse período. Porém, com as medidas de segurança (distanciamento, pontos de higienização com álcool em gel, uso de máscaras adequadas e comprovantes de vacinação) A Central de Cursos pode retomar as atividades presenciais.

“Eu, particularmente, gostei bastante de termos retomado, pois a troca presencial é muito rica. Tanto para os alunos, quanto para mim. O curso presencial tem energia, diálogo, permite a participação de todos e o entrosamento da turma. Voltar ao presencial foi voltar a dar cor aos treinamentos”, concluiu Renata.

Entre as alunas participantes do curso, a auxiliar de limpeza Katia Regina Cambuí, 55 anos, que trabalha na Secretaria da Fazenda (pela Arcolimp), se mostrou muito satisfeita, tanto com o conteúdo apresentado quanto com o sindicato. “O Aristeu (assessor) passa muita coisa do que acontece aqui no SIEMACO-SP para a gente. Daí eu resolvi fazer o curso e confesso que estou gostando muito. Quero inclusive fazer outros, para me aprimorar. Sou filiada ao sindicato há seis meses. Estou gostando bastante, achando excelente mesmo. Vocês oferecem muitas coisas: médico, dentista, advogados, aqui eu me sinto muito valorizada”, disse.

A instrutora Renata Ketendjian, que também é comunicóloga, ministra os seguintes cursos na sede e subsede do SIEMACO-SP:

Copa Básica para Escritório;

Recepção e Atendimento;

Comportamento Pessoal e Profissional;

Oratória, Expressão e Escrita Corporativa.

Conheça a agenda de cursos em fevereiro

03/02 – Copa – subsede

09/02 –  Recepção – sede

10/02 – Recepção – subsede

16/02 –  Comportamento – sede

16/02 –  Recepção – sede

18/02 –  Oratória – subsede

23/02 – Oratória – sede

Mais informações podem ser obtidas na Central de Cursos, pelo telefone: (11) 3821-6444

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)