Curta-metragem que retrata o cotidiano dos coletores de lixo de SP em meio à pandemia tem sessão grátis pelo o Youtube

 Curta-metragem que retrata o cotidiano dos coletores de lixo de SP em meio à pandemia tem sessão grátis pelo o Youtube

A produtora Marianas Filmes lança nesta sexta-feira (4) o curta-metragem “Abscesso”, que retrata o cotidiano dos coletores de São Paulo, no  Youtube. O acesso ficará aberto ao público gratuitamente, a partir das 20h de hoje – durante 24h. A organização está negociando sessões gratuitas e presenciais em centros culturais de São Paulo e prevê detalhes em breve.

O curta metragem conta a história de João, um jovem da comunidade Heliópolis (maior favela de São Paulo) que denuncia em forma de poesia slam, as mazelas de seu dia a dia durante a pandemia como trabalhador de uma classe constantemente marginalizada: os coletores de lixo. 

O texto dramatúrgico que originou o roteiro, foi escrito por Antonio Valdevino, que também protagoniza João, no curta. “Escrevi ABSCESSO no auge da pandemia, partindo de relatos de amigos e familiares que residem em Heliópolis. A partir das narrativas periféricas que atravessaram e ainda atravessam um momento de luto, fome, desemprego e a falta de perspectiva na comunidade, surge a necessidade de uma figura que conte essas histórias”, explica o ator.

O filme é realizado com verba do edital PROAC 2020 de Audiovisual.

Cenário por trás do cinema

Segundo o SIEMACO-SP, sindicato da categoria, cerca de 2 mil funcionários foram infectados pela Covid-19 e pelo menos 50 morreram em decorrência da doença. De acordo com informações divulgadas em nota pela Prefeitura, a cidade de São Paulo gera, em média, 18 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho, etc.). Só de resíduos domiciliares são coletados quase 10 mil toneladas por dia. Diariamente é percorrida uma área de mais de 1.500 km² e estima-se que mais de 11 milhões de pessoas são beneficiadas pela coleta. Cerca de 3,2 mil pessoas trabalham no recolhimento dos resíduos e são utilizados mais de 500 veículos (caminhões compactadores e outros específicos para o recolhimento dos resíduos de serviços de saúde).

Serviço:

Exibição de “Abscesso”

Quando: 04/02 (sexta-feira), às 20h:

Onde: canal no Youtube da produtora

Gratuito

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)