Saiba o que abre e fecha e quem trabalha em São Paulo no Carnaval 2022; SIEMACO-SP adere ao recesso

 Saiba o que abre e fecha e quem trabalha em São Paulo no Carnaval 2022; SIEMACO-SP adere ao recesso

Apesar das festas oficiais do Carnaval 2022 em São Paulo terem sido adiadas devido à disseminação da variante ômicron da covid-19, o estado e a cidade mantiveram ponto facultativo na segunda-feira (28), terça (1º de março) e meio período na quarta (2). Portanto, órgãos públicos e bancos não terão expediente; já o comércio deve funcionar normalmente na terça-feira de carnaval. O SIEMACO-SP estará fechado na segunda e na terça, voltando ao expediente na quarta-feira de cinzas, após o meio-dia. A decisão de quem trabalha ou não no setor privado ficou a cargo das empresas.

A prefeitura de São Paulo decidiu adiar o desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, assim como os tradicionais blocos de rua, para abril.

Quem decide quem trabalha ou não?

A decisão, que afeta até mesmo aqueles que não participam da folia, já que o carnaval não é considerado feriado nacional, deixa a dúvida no ar: “quem decide quem trabalha ou não? ”. No setor privado, o governo e o município de SP deixaram a decisão a cargo dos patrões, ou seja, das empresas. Em muitas os dias em que normalmente se comemora o carnaval serão dias comuns, sem dispensa ou redução da jornada de trabalho e sem o pagamento de horas extras. Algumas poderão conceder folga aos empregados, mediante compensação posterior das horas não trabalhadas. Portanto, a decisão está a cargo do empregador e não do empregado.

Veja o que abre e fecha

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) preservou a folga e as agências bancárias ficarão fechadas nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março (terça-feira). Os bancários retornarão ao trabalho só na quarta-feira de cinzas, a partir das 12h.

Comércio

No comércio de rua, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) esclarece que os estabelecimentos poderão funcionar normalmente durante a terça-feira de carnaval. Apesar da pandemia ter alterado a comemoração de vários feriados, a entidade explica que não houve alterações nas regras atuais. E, embora seja uma festa popular comemorada em todo o Brasil, a entidade reforça que o carnaval não é feriado nacional.

Shoppings

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou que a diretriz para os shopping centers é o funcionamento das 10h às 22h no sábado. No domingo, o horário será das 14h às 20h, com a praça de alimentação podendo operar até às 23h. Na segunda-feira: das 10h às 22h. Na terça de Carnaval a orientação é que as lojas abram das 14h às 20h e, na quarta-feira de cinzas, das 12h às 22h, podendo iniciar as operações a partir das 10h.

Correios

Nos Correios, neste dia 25 de fevereiro, todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país. Já no dia 26 de fevereiro, irão funcionar somente as agências que abrem aos sábados. Na segunda-feira, 28 de fevereiro, e 1º de março não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira de cinzas, 2 de março. Nesse dia, as agências abrirão a partir das 12h.

SIEMACO-SP

O SIEMACO São Paulo informa que realizará um recesso durante o carnaval. Com isso, a sede e subsede do sindicato estarão fechadas na segunda-feira (28/02) e terça-feira (01/03), voltando às atividades ao meio-dia da quarta-feira (02/03). As categorias representadas pelo sindicato devem procurar as empresas para saber como será o expediente de cada uma neste carnaval.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

 **Com informações da Agência Brasil e do Valor Econômico; Foto: Edson Lopes Jr/Prefeitura de São Paulo