SIEMACO-SP faz doação de roupas à Associação Vila Nova Esperança

 SIEMACO-SP faz doação de roupas à Associação Vila Nova Esperança

Seguindo com a campanha de doações de roupas, a equipe de Órgãos Públicos do SIEMACO-SP, sob a direção de Maria Silva, acompanhada do também diretor Elmo Nicácio (Lagoa) e assessores do sindicato, visitaram nessa terça-feira (8) e doaram quase 30 sacos de roupas à Associação Vila Nova Esperança, localizada num espaço ocupado na Zona Oeste de São Paulo, onde havia um lixão no terreno pertencente à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A instituição é formada por cerca de 500 famílias, “muitas delas presentes no local há mais de 50 anos”, apresenta a página da associação no Facebook. Segundo o post, “em 2001 a CDHU entrou na justiça cobrando a posse do terreno e, desde então, vem agindo para realizar a desocupação da área.”

Porém desde 2012 os moradores realizam diversos projetos para transformar o local em uma Vila Ecológica, “a fim de preservar o meio ambiente”.

Como resultado as famílias criaram uma horta ecológica e cozinha comunitária, um abrigo de lixo coletivo e também promoveram diversos mutirões de limpeza.

À frente da instituição está Maria de Lourdes Andrade de Souza, a Lia, cuja proposta é converter o espaço numa Vila Ecológica, “a partir de uma admirável luta pela busca da igualdade de todas as famílias”.

“Eu acompanho esse projeto da Lia faz anos e me enche de orgulho tudo o que ela, com muito sacrifício, conquistou. Seria maravilhoso que as autoridades competentes apoiassem esse projeto, valorizando o esforço da Comunidade Vila Nova Esperança”, disse a diretora Maria Silva.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)