Fábio Correia brilha nos 10 Km do Sul-Americano de Cross Country em Poços de Caldas (MG)

 Fábio Correia brilha nos 10 Km do Sul-Americano de Cross Country em Poços de Caldas (MG)

Fábio Correia garantiu participação no Mundial de Bathurst, na Austrália – Foto: Wagner Sidney Silva/Divulgação/CBAt

O corredor baiano Fábio Jesus Correia (São Paulo/Kiatleta-SP) conquistou mais uma medalha de ouro, dessa vez numa competição que reuniu atletas de cinco países e garantiu a sua participação no Campeonato Mundial de Bathurst, na Austrália, no próximo dia 18 de fevereiro.

Fábio ficou em 1º lugar na categoria adulta do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, disputado neste domingo (22), num circuito gramado, no Parque Ecológico Jardim Esperança, em Poços de Caldas (MG). “Em 2023 a gente entrou num ano abençoado, Graças a Deus. Disputei provas difíceis, com atletas muito bons, mas o objetivo mesmo era conseguir essa vaga para o mundial, o que consegui sendo campeão. Agora é focar na preparação para essa prova na Austrália, levando o nosso Brasil e dando o meu melhor. Pretendo melhorar meu tempo e quem sabe conquistar um lugar no pódio, com fé em Deus”, disse Fábio ao portal do SIEMACO São Paulo.   

Fábio correu os 10 km – cinco voltas no circuito de 2 km – e como campeão continental terá a viagem e hospedagem na Austrália totalmente bancadas pela World Athletics (WA).

Brasileiro melhor colocado na 97º Corrida de São Silvestre (4º lugar), disputada no dia 31 de dezembro de 2022, em São Paulo, e na Corrida de Reis (3º lugar), no dia 15 de janeiro, entre Várzea Grande e Cuiabá (MT), Fábio vive, desde o início deste ano, exclusivamente do atletismo. Ele foi contratado oficialmente como atleta do São Paulo/Kiatleta e por isso deixou o trabalho de coletor de lixo na empresa Ecourbis.

“Estou muito feliz por ter alcançado o meu objetivo de garantir a participação no Mundial. A competição daqui não foi fácil. O circuito, mesmo plano, está muito pesado, com a grama molhada. Outra coisa senti um pouco a altitude de mais de 1.200 metros. O ar parecia não satisfazer. Entrei para fazer um ritmo mais forte, mas não deu”, disse o atleta ao site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Na temporada, Fábio quer buscar índice para o Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto, nos 10.000 m, e também assegurar participação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em outubro.

Treinado por Elvis Conceição de Santana desde o início da carreira em São Paulo, há quatro anos, Fábio, que se dedica mais às provas de pista, tem se mostrado em evolução constante. “O Fábio é um atleta de grande potencial, pode correr os 10.000 m em menos de 28 minutos. Ele quando se mudou da Bahia para São Paulo fez três testes e foi reprovado. No São Paulo, ele entrou no grupo de iniciação e tem evoluído depois de começou a correr de tênis – antes corria descalço na cidade de Monte Santo, onde nasceu”, contou Elvis ao site da CBAt.

Fábio Jesus Correia completou o percurso em 33:42, seguido do chileno Diego Uribe (34:05), e do colombiano Franklin Reney Tellez Rodriguez (34:12).

O Campeonato Sul-Americano de Cross Country é um evento da Atletismo Sul-Americano, com realização da CBAt e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e da Federação Mineira de Atletismo.

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

*Com informações do site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT); Fotos: Wagner Sidnei Silva/Divulgação/CBAt