Mais de 500 trabalhadores, dirigentes sindicais, autoridades e Governo Federal marcam presença no lançamento da campanha #Respeite Todo Mundo, da FEMACO

 Mais de 500 trabalhadores, dirigentes sindicais, autoridades e Governo Federal marcam presença no lançamento da campanha #Respeite Todo Mundo, da FEMACO

Evento na Alesp reuniu cerca de 500 trabalhadores e autoridades – Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP

Aconteceu na última sexta-feira (28/07), no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), o lançamento da Campanha #Respeite Todo Mundo, criada para combater práticas de assédio e ações discriminatórias no ambiente de trabalho. O evento contou com a presença de mais de 500 trabalhadores, além de dirigentes sindicais, entre eles o SIEMACO São Paulo, autoridades e, inclusive, do Governo Federal, representado pelo secretário de Relações do Trabalho.  

A Campanha é uma iniciativa da FEmaco, que conta com 27 entidades filiadas, e representa mais de 280 mil profissionais em todo o Estado de São Paulo. Um canal de denúncia foi criado exclusivamente para apurar os casos. Clique aqui para acessar.

Na abertura do evento, o presidente da federação, Roberto Santiago, falou sobre a iniciativa do projeto: “Os temas são antigos, os problemas são antigos, mas é preciso tocar nessas feridas. Estamos falando de questões que ultrapassam pautas trabalhistas, mas tratam-se de pautas sociais.  Estamos falando de cidadãos! É isso que precisamos discutir agora. O objetivo de centralizar as denúncias é termos um número mais preciso sobre os casos de assédio e discriminação na categoria. Precisamos ter um levantamento mais próximo possível dos casos, e é claro, ajudar quem precisa”, afirmou.

Nossos profissionais são os que mais sofrem assédio e ao mesmo tempo são os mais discriminados e desrespeitados. Estamos falando de invisibilidade social, assédio moral, assédio sexual, preconceito e discriminação. São trabalhadores que prestam serviços essenciais para a saúde pública e não têm o devido reconhecimento e respeito. Isso precisa mudar”, concluiu.

O secretário nacional de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, destacou o apoio do governo federal na causa. “É uma sinalização de que os trabalhadores estão organizados para combater todas as discriminações. Estou feliz pela iniciativa e organização dessa federação e seus sindicatos, que isso seja levado como exemplo para demais entidades”, afirmou.

O deputado estadual Simão Pedro (PT), parabenizou a federação pela campanha e reforçou o discurso sobre uma sociedade sem preconceitos.

Ricardo Patah, presidente da UGT Nacional, afirmou que a discriminação deve ser tratada dentro do rigor da lei, lembrando que neste novo cenário político, com um governo progressista e mais voltado para os anseios da população. “Atos de ódio, que envolvem o racismo, a homofobia e todo tipo de discriminação deve ser combatido em todos os sentidos”, concluiu.

O presidente da CONASCON, Moacyr Pereira, destacou os avanços alcançados para categoria ao longo dos anos e explanou a importância da Ratificação da Convenção #190, um movimento global, que visa reconhecer o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio, incluindo violência de gênero.

Márcia Adão, secretária de Relações Internacionais da Conascon, também falou da importância da ratificação da Convenção 190 da OIT no novo momento político do Brasil.

André Santos Filho, coordenador do projeto “Mobilização Geral” da Femaco e presidente do SIEMACO-SP, enalteceu a presença do Governo Federal no evento e relembrou da inacessibilidade que as entidades sindicais tiveram na gestão de Jair Bolsonaro, além dos inúmeros retrocessos trabalhistas acontecidos nos últimos anos. “Agora estamos em novos tempos. É tempos de esperança. Como coordenador do projeto Mobilização Geral, vamos levar essa campanha para todo o Estado e fazer história. Vamos lutar por um ambiente de trabalho onde o respeito prevaleça”.

Também participaram do evento Rafael Guerra e Ginny Coughlin – representantes do SEIU (Sindicato Internacional de Trabalhadores de Serviços), o diretor do Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF), Roberto Nolasco, e o vereador de São Paulo Fábio Riva.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP), com informações de Fabiano Polayna, da FEMACO. Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP