Homologação de 40 trabalhadores que prestavam serviços à Hese em parques da capital é concluída no SIEMACO-SP

 Homologação de 40 trabalhadores que prestavam serviços à Hese em parques da capital é concluída no SIEMACO-SP

Todos os trabalhadores e trabalhadoras foram atendidos no setor de Homologação, na sede do sindicato – Fotos: Alexandre de Paulo

Na quinta-feira passada (16), o SIEMACO-São Paulo concluiu o processo de homologação de 40 trabalhadores da empresa Hese. Eles estavam vinculados à essa prestadora de serviços em áreas verdes, que vinha descumprindo com suas obrigações, atrasando pagamento de salários e benefícios. Por meio de um acordo mediado pelo sindicato, a contratante Urbia, administradora dos Parques Horto Florestal e Cantareira, assumiu o compromisso de arcar com as indenizações. As homologações foram realizadas na sede do sindicato.

Francisco Júnior, responsável pelo departamento Jurídico do SIEMACO-SP, ressalta a intervenção do sindicato diante dos constantes atrasos nos pagamentos salariais. Essa intervenção garantiu que a gestora (Urbia), assumisse os pagamentos, evitando prejuízos aos trabalhadores.

 Além dos 40 trabalhadores já homologados, o sindicato está conduzindo o processo de mais 200 funcionários, que também atuavam nos parques administrados pela Urbia, como o Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos, Lajeado, Horto Florestal e Parque da Cantareira.

Júnior destaca a importância das homologações realizadas no sindicato, enfatizando que fora a garantia jurídica o SIEMACO-SP ainda proporciona novas oportunidades aos trabalhadores que não forem absorvidos pela nova empresa, os encaminhando à Central de Vagas do sindicato.

“Essa homologação representa um passo crucial na defesa dos direitos trabalhistas, garantindo transparência e segurança aos trabalhadores afetados, além de evidenciar a relevância do sindicato na proteção dos interesses da categoria”, ressalta Júnior.

A diretora responsável pela subsede Santo Amaro, Daniela Sousa, lembra que no dia (24) serão homologados os trabalhadores que continuaram prestando serviços no Parque Ibirapuera. Já os que não ficaram prestando serviços neste parque serão homologados nos dias 27 e 28, a partir das 09h, na subsede do SIEMACO-SP.

“O caso da empresa Hese é um exemplo da importância do sindicato na defesa dos direitos dos trabalhadores. A empresa vinha descumprindo com suas obrigações trabalhistas, atrasando o pagamento de salários e benefícios. O sindicato interveio no caso e conseguiu garantir que a contratante (Urbia) assumisse os pagamentos dos salários e benefícios, bem como as rescisões dos trabalhadores. Desta forma resguardando os direitos, mesmo diante do descumprimento por parte da empresa”, disse Daniela.

A diretora Silvana Souza fez que estão de ressaltar que essa conquista é resultado do trabalho em conjunto. “Essa vitória é fruto do trabalho diário dos assessores e Diretores do SIEMACO-SP, juntamente com os trabalhadores (as) nas bases. Após diversas reuniões conseguimos que os direitos garantidos por lei e pela CCT fossem cumpridos. Não podemos deixar de agradecer à Urbia, que nos deu total apoio nesse processo”, disse ela.

Relevância de fazer homologação no SIEMACO-SP

 As homologações realizadas pelo SIEMACO-SP são um procedimento crucial, consistindo na minuciosa verificação dos cálculos trabalhistas e na garantia dos direitos essenciais dos trabalhadores, ressalta Ana Clara Camargo, uma das homologadoras no sindicato. Ela enfatiza que esse processo envolve a conferência de documentos para o saque do FGTS, guias do Seguro Desemprego e o termo de rescisão, englobando a apuração dos cálculos pertinentes, como saldo de salário, férias, 13º salário, adicionais, benefícios e deduções.

“Esta homologação tem um impacto significativo na vida dos trabalhadores, pois é uma garantia de que as verbas pagas na rescisão foram devidamente calculadas, conferidas e executadas corretamente”, afirma Ana Clara.

No caso específico da empresa Hese, Ana Clara menciona as dificuldades financeiras apresentadas pela empresa para efetuar os pagamentos rescisórios dos trabalhadores. As verbas, inclusive, foram pagas por meio da Urbia Parques, contratante da Hese. O departamento de Homologação, juntamente com o departamento Jurídico do sindicato, supervisionou e continua a acompanhar todo o processo, assegurando que os trabalhadores recebam integralmente seus direitos.

“Todos os trabalhadores assistidos pelo departamento de Homologação são contemplados com os benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), incluindo prazos de homologação e pagamento, estabilidades, adicionais, horas extras, insalubridade, periculosidade, entre outros”, acrescentou Ana Clara.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP); Fotos: Alexandre de Paulo