SP cria Centro de Operações de Emergências e anuncia novas medidas de combate à dengue; SIEMACO-SP divulga vídeo explicativo

 SP cria Centro de Operações de Emergências e anuncia novas medidas de combate à dengue; SIEMACO-SP divulga vídeo explicativo

Aedes aegpti: vídeo do SIEMACO-SP alerta sobre cuidados para eliminar focos do mosquito e indica o uso de repelente – Foto:NIAID

O governador em exercício, Felicio Ramuth, anunciou nesta terça-feira (6) assinatura de decreto que estabelece o Centro de Operações de Emergências (COE) para enfrentar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.

Coordenado pela Secretaria da Saúde (SES), o COE reúne outras sete secretarias estaduais e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), formando uma equipe multidisciplinar para lidar com a situação.

A primeira ação adotada pelo COE foi a alocação de R$ 200 milhões do tesouro estadual para auxiliar as prefeituras dos 645 municípios paulistas no combate direto ao mosquito.

“O combate à dengue exige uma ação conjunta das secretarias estaduais e dos municípios. Com o apoio técnico do Governo de SP e os recursos liberados hoje, as prefeituras poderão fortalecer suas redes de saúde e emergência, além de promover ações de limpeza e comunicação em suas cidades”, ressaltou o governador em exercício.

Os recursos, provenientes do programa IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal), somam-se às medidas de apoio aos municípios, especialmente às ações de campo como a nebulização, popularmente conhecida como fumacê. Mais de 600 equipamentos portáteis e pesados estão disponíveis para uso nas cidades. Essa operação será coordenada pela Defesa Civil Estadual, que intensificará o trabalho em parceria com as Defesas Civis Municipais, visitando residências e orientando os cidadãos em todo o estado.

Assista vídeo do SIEMACO-SP nas redes sociais

ALERTA SIEMACO-SP!
O surto de dengue está se intensificando em São Paulo.
Por isso preparamos um vídeo explicativo para te ensinar como se proteger e combater esse inimigo invisível!

Assista ao vídeo abaixo, absorva as dicas e compartilhe para espalhar essa mensagem de prevenção!

Juntos, podemos vencer a dengue e proteger nossas comunidades!

Vamos à luta contra a dengue!

CLIQUE AQUI para assistir!

Ações no carnaval

Durante o carnaval, o Governo de SP informa que realizará ações de orientação e conscientização nas redes sociais e nos meios de transporte público, como Metrô, CPTM e canais do Detran. O bloco “Unidos contra a Dengue” irá destacar a importância de eliminar os focos de reprodução do mosquito e não deixar água parada. Nos próximos dias, uma campanha de saúde pública informará à população sobre a importância do combate ao mosquito, já que 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das residências.

Além disso, serão realizadas atividades educativas em escolas da rede estadual, rodovias e locais de grande circulação, como estações de trem e metrô. A Secretaria de Saúde está capacitando todos os agentes de endemias por meio de cursos e treinamentos online para o manejo e atendimento das arboviroses. O Instituto Adolfo Lutz (IAL) também está recebendo investimentos para agilizar os resultados de testes sorológicos e expandir sua capacidade.

“Este será o maior apoio aos municípios no combate à dengue da história. Estamos investindo em capacitações e treinamento para toda a rede de saúde, incluindo professores e todos os cidadãos. Este é o momento certo para a sociedade se unir no combate à dengue”, afirmou Eleuses Paiva, secretário de Saúde do Estado.

Monitoramento online

Para que a população possa acompanhar facilmente a situação das arboviroses em todo o Estado, o Governo de SP lançou o Painel de Monitoramento da Dengue. Disponível no site dengue.saude.sp.gov.br, a ferramenta permite consultar todas as informações relativas aos casos notificados, em investigação, confirmados e descartados, além de dados como casos de dengue grave e óbitos em todo o território paulista. Esses dados também ajudarão na definição de novas políticas públicas de enfrentamento à doença.

As informações podem ser filtradas por data, município e Grupo de Vigilância Epidemiológica. Para isso, a pasta conta com uma moderna sala de situação para monitoramento do Estado, além da colaboração das prefeituras, responsáveis pelos testes e resultados, e pelo preenchimento do sistema de notificação.

Todas as ações contra a dengue estão detalhadas no Plano Estadual de Contingência das Arboviroses Urbanas, elaborado em parceria com os demais níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

*Com infromações do Portal do Governo do Estado de São Paulo